terça-feira, 29 de março de 2011

Walmart enfrenta maior ação judicial do mundo sobre discriminação sexual

O Walmart, maior rede de varejo do mundo, enfrenta na Suprema Corte dos Estados Unidos a maior ação judicial do planeta sobre discriminação sexual, que pode atingir 1,5 milhão de pessoas, informa o jornal britânico “Financial Times”.

Funcionárias acusam a empresa de pagar menos para as mulheres, mesmo quando elas exercem a mesma função do homem.

Esse processo judicial foi iniciado há cerca de uma década. A novidade é que nesta terça-feira, 29, a Suprema Corte, órgão mais alto do Poder Judiciário, vai ouvir a defesa do Walmart. A decisão da Justiça está prevista para julho.

Neste momento, a Suprema Corte não vai julgar o mérito da acusação. Não vai dizer se o Walmart cometeu ou não uma ilegalidade. A corte vai julgar se, caso o Walmart tenha mesmo cometido discriminação sexual, a decisão judicial vai valer ou não para todos os funcionários. Se isso ocorrer, a medida atingirá 1,5 milhão de pessoas que trabalham ou trabalharam no Walmart nos EUA.

Esse processo diz respeito apenas às lojas do Walmart nos EUA. Qualquer que seja a decisão da Justiça, não afetará as unidades da empresa em outros países.

Na avaliação do “Financial Times”, essa questão não se limita ao Walmart. Uma eventual decisão judicial favorável à acusação “tem potencial de transformar o andamento de disputas legais entre grandes empresas e trabalhadores nos EUA”.
Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário