sexta-feira, 11 de março de 2011

Tecnosinos pede ao governo novas áreas para a expansão

Tarso solicitou estudo de viabilidade técnica e jurídica da demanda.

Típico modelo de empreendimento que agrega desde a sua concepção esforços do poder público, empresas e academia para promover a inovação, o Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) precisa de mais espaço para crescer. E foi atrás disso que representantes da iniciativa se reuniram nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro.

O Tecnosinos está de olho em uma área de 55 hectares, localizada em São Leopoldo, próxima aos atuais prédios do parque. O terreno pertence à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Tarso sinalizou positivamente a essa demanda. Ele solicitou apenas que o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, encaminhe os estudos para analisar a viabilidade técnica e jurídica desse pedido. A área abriga hoje uma plantação de eucaliptos.

De acordo com a diretora de inovação e tecnologia do Tecnosinos, Susana Kakuta, o objetivo é o desenvolvimento com sustentabilidade. "Não vamos trabalhar com destruição e estamos dispostos a implantar medidas de compensação", assegura. O Tecnosinos fez a sua mais recente expansão no início do ano, quando recebeu nove novas empresas. Nos últimos anos, o empreendimento se consolidou a partir da presença de players internacionais como SAP, HCL e, mais recentemente, a HT Micron. Além disso, companhias como Altus e Grupo Meta têm fortalecido a sua atuação no local.

Susana diz que esse novo espaço, caso seja conquistado junto ao governo, abrigará novas e importantes operações. "O Tecnosinos está crescendo em um ritmo acelerado e precisamos desse novo espaço para abrigar projetos importantes que estão sendo negociados", diz Susana.

O governo estadual também pretende estudar um sistema de participação no projeto de forma a estimular a expansão econômica e social do parque tecnológico. O secretário Prodanov revela que a ideia é potencializar a participação do poder público nessas iniciativas. "Queremos apoiar a expansão dos parques atuais e incentivar a criação de novos empreendimentos."

Em breve deverão ser lançados editais disponibilizando novos recursos para esse segmento. "Serão recursos do orçamento e também externos. Estamos tentando engordar esse montante", comenta.
Fonte: Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário