quarta-feira, 16 de março de 2011

Steve Jobs lança o iPad 2

O carismático fundador da Apple, Steve Jobs, deixou de lado por um dia a sua licença médica e reapareceu ontem na Califórnia para lançar a segunda versão do iPad. O tablet tem velocidade duas vezes maior do que a versão anterior, perdeu um terço da espessura e também será vendido na cor branca. Tudo sem alteração no preço e no tempo de duração da bateria.

Conseguindo a atenção da mídia, que deixou um pouco de lado a cobertura da Líbia para acompanhar o lançamento do iPad 2, que é nova denominação do tablet, a Apple busca manter a liderança em um mercado em que reinava absoluta no ano passado. A partir deste ano, ganhou concorrentes de peso como o Galaxy Tab (Samsung), o HP Slate e o Motorola Mobility Xoom, além da RIM (fabricante co BlackBerry), entre outros. Mas a tarefa será difícil para os rivais. Já foram vendidos 15 milhões de iPads e a Apple domina 85% do setor.
"Trabalhamos muito neste produto e eu queria estar presente hoje", afirmou Jobs, vestindo a sua tradicional camisa de gola alta preta com calça jeans. Apesar de mais magro em relação à sua última aparição, demonstrou disposição. No início deste ano, o fundador da Apple pediu licença do cargo de presidente por tempo indeterminado para tratar da saúde.

Segundo Jobs, o iPad 2 "é muito fino. E vem em branco e preto. E as duas cores estarão disponíveis a partir do primeiro dia". O aparelho começará a ser vendido já no dia 11 de março nos Estados Unidos. Através da internet, a compra poderá ser feita desde a manhã deste dia. Nas lojas espalhadas pelos EUA, estarão disponíveis a partir das 17h, quando os primeiros clientes da Apple poderão experimentar o novo iPad. Os preços não subirão. Serão mantidos entre US$ 499 e US$ 829. Duas semanas mais tarde, passará a ser vendido em outros países. Não há previsão da chegada do produto ao Brasil.

Logo depois do anúncio nos EUA, a Apple reduziu o preço do produto nas sua loja online no Brasil. Antes da mudança, os preços do iPad nas cidades brasileiras variava entre R$ 1.649 (16 GB) a R$ 2.599 (64 GB com 3G).

Mudanças. Além de ficar mais fino (a espessura será ainda menor do que a do iPhone 4), o novo iPad será 15% mais leve. A velocidade aumentou graças ao chip A5. Segundo a empresa, tudo será mais rápido, até mesmo baixar novos aplicativos. Uma das principais novidades, seguindo a tendência do iPhone 4, será a existência de duas câmeras de foto e vídeo: uma na frente e outra na parte de trás do iPad 2.

A primeira, frontal, será para a pessoa bater papo em aplicativos como o Skype. A outra, para fazer filmes. Inclusive, de acordo com Steve Jobs, será possível editar filmes no iPad 2 através do iMovie, já existente nos computadores Mac. O mesmo se aplica à música com o Garage Band.

O novo tablet da Apple também poderá ser conectado à TV para assistir filmes baixados no iTunes, como se fosse uma Apple TV. Também será possível imprimir conteúdo do iPad. "Está claro que 2011 será o ano do iPad 2", disse Jobs. "Isso não é um brinquedo. Dá para usá-lo para trabalhar", afirmou o fundador da Apple.

Para completar, uma nova versão da plataforma iOS será lançada no mesmo dia que o iPad 2. A Apple faz questão de usar a sua própria plataforma de celulares, competindo com o Android, da Google.

A Barclays Capital prevê que a Apple venderá cerca de 33,7 milhões de iPads neste ano, mais do que o dobro de 2010. Para o ano que vem, o crescimento deve ser para 42,1 milhões. Apesar desses números, Jobs criticou o Galaxy Tab no lançamento do iPad 2.

No passado, o fundador da Apple também bateu de frente com concorrentes do iPhone. O iPad 2, nos EUA, poderá ser utilizado em 3G pelos usuários da AT&T e a Verizon.

Depois do anúncio, especialistas comentavam não apenas o iPad 2, como também o retorno de Steve Jobs. Apesar de ter saído do dia a dia da empresa, ele continua sendo o símbolo da Apple. A administração atualmente está nas mãos de Tim Cook, que tem sido elogiado por analistas da área de tecnologia, apesar de não desfrutar do mesmo carisma.

Apenas jornalistas presentes ao lançamento na Califórnia puderam testar o iPad 2 e ainda assim por pouco tempo. Greg Kumparak, autor do blog Crunch Gear, da AOL, foi um deles. Depois de elogiar a sensação de usar o aparelho, questionou em sua resenha: "Nós realmente precisamos do iPad 2? Você sabe a resposta. Mas, se você tiver o iPad 1, eu recomendaria permanecer com ele até lançarem o iPad 3". Seu conselho será difícil de ser seguido.
Fonte: Estadão.com.br

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