quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estado vai colher maior safra da história

Agricultores gaúchos devem colher este ano mais de 25,5 milhões de toneladas de grãos.A safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul será a maior da história do Estado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela Emater/RS. De acordo com o órgão, os agricultores gaúchos devem colher este ano mais de 25,5 milhões de toneladas de arroz, milho, soja e feijão, alta de 10,6% ante a safra anterior, quando os números já representaram um recorde.

Segundo o dados, a volume de grãos comercializados, considerando-se os preços médios de abril, significará R$ 13.805 milhões recebidos pelos produtores do Estado. A estimativa foi anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, pelo presidente da Emater/RS, Lino De David, e pelo diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus


Conforme o governo gaúcho, a estimativa é baseada em números bastante precisos, considerando-se que a colheita se encaminha para a conclusão: 80% das lavouras de soja e 87% das de arroz, culturas de maior produção, já foram colhidas.

No caso do milho a colheita atinge esta semana 64% das plantações. A primeira safra de feijão foi concluída e 29% dos grãos da segunda safra já foram retirados das lavouras. Além disso, o governo ainda afirma que "é expressivo o percentual de lavouras maduras e prontas para a colheita".

Pavan atribui os resultados à combinação entre acesso ao crédito, emprego de tecnologias e clima favorável. "O crédito faz com que o produtor tenha acesso à tecnologia e faça um bom plantio, o que, somado ao clima favorável e à assistência técnica de qualidade, nos dá o resultado que observamos nesta safra", afirma.

Já segundo Paulis, diferente da previsão inicial, que indicava escassez de chuva em função do fenômeno La Niña, o clima acabou se mostrando favorável às lavouras. As chuvas ocorreram com relativa frequência e nos momentos certos, o que garantiu aumento das produtividades médias estaduais.

O arroz apresentou variação positiva tanto em relação à área plantada quanto à produção, 26,64% maior que na safra anterior, e produtividade 16,5% superior ao ano passado - ao todo devem ser colhidas 8.695 toneladas de arroz.

Nas lavouras de soja a estimativa é de que sejam colhidas 11.220 toneladas, 7% a mais que no ano passado. No caso do milho a produção deve ser de 5.491.582 toneladas, 2,4% a menos que no ano passado, mas com uma produtividade média 2,2% superior. A produção da primeira safra de feijão foi 22,5% superior que a de 2009/2010 e a segunda deve superar em 6% a produção da safrinha do ano passado.

O levantamento foi realizado na primeira quinzena de abril e contou com informações de 336 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar que cobrem, em média, 80% das áreas cultivadas com as culturas analisadas.
Fonte: Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário