domingo, 12 de setembro de 2010

Queimadas

Queimada não é a saída para que nossa agricultura venha a produzir e ser o celeiro do mundo. Novamente nos deparamos com a necessidade de educarmos o brasileiro para que tenha acesso a novas tecnologias. Conhecimento para o agricultor proporcionará melhor qualidade de vida e rentabilidade. Veja os links abaixo e as informações da equipe da Embrapa.

Queimadas da região centro-oeste do país triplicam níveis de poluição no ar da Capital.

Queimadas no Centro-Oeste

Prejuízo em Peixoto de Azevedo

Fumaça das queimadas chega ao Sul e pode atingir o Sudeste.

O Prosa Rural fala sobre os prejuízos na agricultura causados pela queimada


Muitos agricultores ainda utilizam a queimada como técnica de preparo do solo. Por falta de informação, alguns produtores vêem o uso do fogo como uma alternativa para a preparação de uma área com o objetivo de formar pastagens ou realizar plantios agrícolas. Algumas vezes, a prática está associada também à extração ilegal de madeira.
Durante o programa, a equipe da Embrapa Amapá (Macapá - AP) trará informações sobre o prejuízo na agricultura causados pela queimadas, principalmente com o passar do tempo. Essa prática causa o enfraquecimento da terra pois a maior quantidade de nutrientes se perde durante a queimada.
O recomendado é que no lugar de ser queimado o mato seja triturado para ser espalhado sobre o solo. Nisso é que consiste o método de aproveitamento da capoeira, a vegetação nativa que cresce naturalmente numa área no período entre safras. Para auxiliar neste processo de aproveitamento da capoeira é necessária a utilização de uma trituradeira acoplada a um trator, pois ela garante que a semente seja depositada diretamente no solo e não na cobertura.
EMBRAPA AMAPA - Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá.

Arquivos para download:
Arquivo MP3 - Prejuízos na agricultura causados pelas queimadas.
Data/Hora: 2006/09/25
Duração: 15'
Responsável: Elizabete Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário