segunda-feira, 13 de junho de 2011

Primeiro voo ligando Europa à Capital pousa no Salgado Filho

Gaúchos aproveitam viagem sem escala e TAP inaugurou a ponte aérea para Lisboa com aeronave lotada

O voo TAP 160 partiu ontem à noite do Aeroporto Internacional Salgado Filho com a aeronave lotada. A viagem rumo a Portugal ocorreu depois de uma comitiva, liderada pelo governador do Estado, Tarso Genro, desembarcar pouco antes das 18h em Porto Alegre vindo diretamente de Lisboa. Acompanhado do vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mór, o governador classificou a data como histórica para o Rio Grande do Sul. "A Capital passa a ser o centro de uma plataforma política, econômica e cultural de relação de todo o Mercosul com a Europa", discursou durante evento de inauguração das operações da companhia no terminal gaúcho.

O governador disse que, a partir da linha direta estabelecida entre o Rio Grande do Sul e a Europa, será possível alimentar a indústria, comércio, turismo e relações culturais. "Esta é uma conquista do povo gaúcho e de sucessivos governos. Agradecemos à TAP por responder ao desafio do governo estadual, que solicitou uma linha direta entre Porto Alegre e Lisboa, em novembro de 2010, ao vice-presidente da empresa, durante uma conversa na Europa, onde debatíamos o desenvolvimento econômico do Estado e suas relações com a velha Europa." Logo após este contato, segundo Tarso, começou o trabalho que incluiu as avaliações técnicas do aeroporto e análises financeiras da empresa para implementar a companhia no Estado.

Ao afirmar que o Rio Grande do Sul passa a ter importância na globalização e integração econômica, o governador lembrou que a Capital está a "não mais que 1,8 mil quilômetros dos principais centros financeiros do Mercosul". Tarso retornou ao Estado após cumprir agenda no exterior, passando pela Coreia, Espanha, e Portugal, onde reuniu-se com empresários e movimentos sociais. "Todos ficaram muito animados em ter conhecimento desta linha direta entre a Europa e o Estado."

Além da comercialização de assentos do primeiro voo direto de Lisboa para Porto Alegre, o vice-presidente da companhia destacou o sucesso nas vendas de todos os 263 lugares disponibilizados pelo Airbus A330 que protagonizou o primeiro voo sem escalas da Capital para a Europa.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, lembrou que o turismo significa desenvolvimento econômico e cultural de uma região, e que impacta em mais de 52 atividades em uma cidade. "Queremos tornar efetivo o fluxo de turistas nos dois destinos. Temos um longo trabalho pela frente, tendo em vista que o Sul do Brasil é praticamente desconhecido da Europa", avalia. "Hoje em dia não é possível trabalhar turismo sem ligação aérea. O voo direto nos potencializa a qualidade de receber em todo o Estado", comemorou.

O prefeito José Fortunati, que foi a Salgado Filho prestigiar a chegada da comitiva de Lisboa, considera que a partir da instalação da companhia a cidade dá "um passo para este desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico e ambiental, além dos setores empresariais. "A ligação direta da Capital com o Velho Mundo é um velho sonho que está se realizando e deve impulsionar esses segmentos."

Enquanto autoridades e empresários comemoravam o início das operações da TAP no Salgado Filho, alguns dos primeiros passageiros a embarcar de Porto Alegre para Lisboa no voo direto da companhia realizavam check-in nos cinco guichês da empresa no terminal. A primeira viagem da TAP, a partir da Capital, contou com a presença do técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, em um voo concorrido.

Entre os passageiros que aproveitaram as ofertas que a companhia está realizando para voos inaugurais estava o casal Almir Melo Pessoa e Marilda Bauer Pessoa que chegou cedo no Salgado Filho, por volta das 17h, mais de quatro horas antes da decolagem. Acompanhados da família, eles aproveitaram o movimento tranquilo para relaxar antes do embarque para a viagem que deve se estender 10 dias, que irá incluir um tour pelas principais cidades portuguesas.

A comerciante Carolina Duzgun também preferiu antecipar o check-in para a decolagem rumo a Lisboa. Moradora de Londres, na Inglaterra, a gaúcha de Júlio de Castilhos comemorava a nova linha aérea, sem escalas. "Ficou bem mais confortável, não precisar descer em São Paulo ou Rio de Janeiro."
Fonte: Jornal do Comércio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário