sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

4G em expansão

Os projetos para redes de telefonia móvel de quarta geração (4G) estão em franca expansão. Levantamento da GSA Association, entidade que reúne os fabricantes de equipamentos, mostra que 180 operadoras de 70 países estão com projetos de lançamento de serviços com a nova tecnologia.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Nos últimos 12 meses, o número de operadoras com investimentos em LTE (nova tecnologia para banda larga móvel em alta velocidade em desenvolvimento, que vai ser o marco para a telefonia móvel de quarta geração) cresceu mais de 140% e o número de países adeptos ao desenvolvimento do LTE expandiu 85%. Os números, segundo a entidade, representam o maior crescimento da história deste mercado.

O relatório da GSA Association abrange os projetos em andamento em LTE FDD (Frequency Division Duplex) e LTE TDD (Time Division Duplex) e aponta que outras 128 operadoras já anunciaram o compromisso de lançamento comercial de suas redes LTE em breve para 52 países e outros 52 estão com testes ou projetos em andamento, em 18 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

As redes já em funcionamento comercial estão na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Hong Kong, Japão, Noruega, Polônia, e Uzbequistão. Sessenta e quatro projetos estão previstos para serem lançados ao final de 2012.
Fonte: Agência Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário