terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fogos de Artifício

Fogos de artifício: perigo para a saúde do ouvido
Barulho excessivo causado pelos estouros podem gerar danos irreversíveis à saúde auditiva

Tradicionais nas épocas de festas de fim de ano, os fogos de artifício ajudam a animar as comemorações, mas podem trazer riscos irreversíveis à audição. O barulho excessivo causado pelos rojões, além dos riscos em manipulá-los de forma errada, pode causar zumbido no ouvido, problema de audição que afeta cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo, e perdas auditivas severas.

Estima-se que 10 % da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou sua audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados, como o de rojões. Segundo a fonoaudióloga e porta-voz da Audibel, empresa de aparelhos auditivos, Sandra Braga, os estouros podem causar perdas irreversíveis, já que a intensidade de um rojão pode chegar a 140 dBs.

Para se ter uma ideia do quão forte é o barulho gerado pelos rojões, um avião, durante a decolagem, produz um som de cerca de 130dB.

— A exposição a este tipo de som além de poder causar surdez em altas frequências, pode vir acompanhada de zumbido e tontura — completa Sandra.

Não são apenas os rojões os vilões da saúde auditiva. A exposição a ruídos intensos, pode estar escondida em atos muito mais simples, como o uso incorreto de um simples equipamento como MP3 e MP4, que, no volume máximo, pode chegar a 120dB.

Então, como prevenir?

No caso de rojões, a fonoaudióloga alerta que é importante manter-se distante de áreas de risco. Se estiver nestas áreas, a especialista recomenda o uso de protetores para reduzir os prejuízos e o desconforto auditivo.
Fonte: Zero Hora.


FOGOS DE ARTIFÍCIO



* Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício;
* Acidentes graves podem acontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogos de artifícios de forma irregular;
* Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;
* O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira;
* Deixar caixas de fósforos e/ou isqueiros ao alcance da crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter conseqüências extremamente danosas.

BALÕES

SOLTAR BALÕES AGORA É CRIME !

Você sabia que de acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é "crime", como também fabricar, vender ou transportar? A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Não solte balão. Ele pode causar muitos estragos, por isso é proibido. O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.



A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos. Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário