quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Rota hidroviária começa as operarações na próxima semana

Secretário Obras Públicas fiscalizou a embarcação que fará a travessia entre a Capital e Guaíba
O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, fiscalizou nesta quinta-feira (20), o barco catamarã que fará a travessia regular entre Porto Alegre e Guaíba. O transporte possui capacidade para 122 passageiros e mais dois tripulantes designados para auxiliar os viajantes. O contrato do novo modal foi firmado entre a Secretaria, por meio da Fundação de Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), e a empresa Catsul Guaíba.

Depois de inaugurada a rota, no dia 27 de outubro, o catamarã irá viajar de hora em hora, tanto no trajeto Porto Alegre-Guaíba, quanto vice-versa. Serão dois barcos, operando das 06h às 19h30, com tarifas promocionais, custando R$ 6 durante a semana e R$ 7 aos sábados e domingos. Após o primeiro mês, as passagens custarão R$ 7.

"No próximo dia 28, o catamarã estará em funcionamento e atenderá toda população da Região Metropolitana", afirma o secretário Busato. O passageiro irá partir do armazém B3 do Cais do Porto, com acesso direto ao Mercado Público, e desembarcará na rodoviária de Guaíba.

O barco possui 150 coletes salva-vida, adulto e infantil, assentos para quem necessita de condições especiais e também vagas para cadeirantes. O novo meio de transporte oferece 122 poltronas estofadas e TVs de LCD. A cabine de passageiros é protegida de chuva e vento. A expectativa é que duas mil pessoas usem o serviço diariamente.

O transporte hidroviário entre Porto Alegre-Guaíba é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. A ação atende além dos municípios de Porto Alegre e Guaíba as cidades de: Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Charqueadas e Eldorado do Sul, por meio da integração física no terminal de Guaíba.
Fonte: Jornal do Comércio.

PSA Peugeot Citroën investirá R$ 3,7 bi no Rio até 2015

Com o objetivo de dobrar a capacidade produtiva do País, companhia vai investir R$ 575 milhões por ano no Brasil entre 2012 e 2015

A PSA Peugeot Citroën vai investir R$ 3,7 bilhões no Rio de Janeiro entre 2010 e 2015, com o objetivo de aumentar sua produção no País, anunciou nesta quarta-feira, 26, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do conselho do grupo, Thierry Peugeot, o presidente da montadora para América Latina, Carlos Gomes, além do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O investimento expandirá a capacidade da planta já instalada no País, que produzirá 300.000 unidades anuais a partir de 2015. Hoje, a produção é de 140.000 unidades anuais.
Brasil
A Peugeot Citröen vai investir R$ 575 milhões por ano no Brasil entre 2012 e 2015 com o objetivo de dobrar a capacidade produtiva na região, afirmou Gomes.

Segundo ele, a capacidade de produção de motores deve aumentar de 280 mil para 400 mil unidades por ano, enquanto a de veículos deve dobrar, alcançando 300 mil unidades. Além disso, a fábrica da montadora em Porto Real, no Rio de Janeiro, deve ser ampliada em 40 mil metros quadrados e gerar 1.700 novos empregos.

A companhia pretende produzir oito novos modelos no Brasil de 2012 a 2015 e também deve aumentar o número de concessionárias de 320 para 480 durante o período. A Peugeot vai financiar o investimento por conta própria, acrescentou Gomes.
Fonte: Agência Estadão.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Empresas de capital aberto no Brasil investem 10,5% mais em inovação

Apesar disso, número de empresas brasileiras no ranking permaneceu inalterado com cinco grupos

As empresas de capital aberto no Brasil seguiram o ritmo global e aumentaram em 10,5% o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no ano passado. O montante destinado passou de US$ 1,9 bilhão em 2009 para US$ 2,1 bilhões em 2010, segundo o estudo anual "Global Innovation 1000 de 2011" divulgado hoje pela consultoria global Booz & Company.

Apesar de investirem mais, o número de empresas brasileiras citadas no ranking de gastos com inovação permaneceu inalterado com cinco grupos: CPFL Energia, Embraer, Petrobrás, Totvs e Vale. A maioria delas aumentou a fatia de investimentos em P&D no ano passado. A única que fez o caminho inverso foi a Vale, que cortou recursos para esta finalidade - passaram de US$ 1,115 bilhão para US$ 891 milhões em 2010.

No âmbito global, as mil empresas de capital aberto que mais investiram em pesquisa e desenvolvimento em 2010 elevaram os investimentos em P&D em 9,3%, totalizando uma cifra de US$ 550 bilhões. Trata-se de "uma forte recuperação com relação ao declínio de 3,5% de 2009 - o que marca um retorno à trajetória de crescimento no longo prazo dos gastos com inovação", destaca a pesquisa da Booz & Company.
Das organizações acompanhadas pela consultoria no mundo inteiro, 68% elevaram os seus gastos com P&D em 2010. O destaque ficou para os setores de informática e eletrônicos, saúde e automotivo, que juntos responderam por mais de três quartos (77%), ou US$ 36,1 bilhões, de uma expansão de US$ 46,8 bilhões.

Os segmentos que apresentaram o maior porcentual de crescimento em P&D foram software e internet (11%), saúde (9,1%) e insumos (8,5%). Novamente a Apple foi citada como a empresa que mais investe em inovação pelos 600 executivos consultados pela Booz & Company.

Google e 3M ocuparam o segundo e terceiro postos, nesta ordem. Além destas, o Facebook também foi bastante lembrado pelos executivos, entrando na décima colocação.
Fonte: Estadão.com.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rio Grande do Sul negocia novo aeroporto

Governo estadual busca apoio federal para licitar a construção e a gestão de um aeroporto pela iniciativa privada, a 25 quilômetros de Porto Alegre

O governo do Rio Grande do Sul quer aproveitar o bom humor da iniciativa privada com o setor aeroportuário para viabilizar a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto prevê a utilização de uma área de 25 quilômetros quadrados entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita, a cerca de 25 quilômetros da capital gaúcha.

Batizado provisoriamente de 20 de Setembro, a data de celebração da Revolução Farroupilha, o novo aeroporto pode ser uma alternativa para a expansão do transporte aéreo no Estado.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) participou de reuniões sobre o tema com representantes do governo do Rio Grande do Sul e deu o aval para a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica. O governo estadual quer apresentar uma proposta para a SAC até o fim do ano.

"Queremos que o governo tenha no Rio Grande do Sul o mesmo olhar que teve com o aeroporto do Rio Grande do Norte, de fazer um projeto e convidar a iniciativa privada para participar", diz o secretário de Infraestrutura do Estado, Beto Albuquerque. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), na região metropolitana de Natal, foi leiloado em agosto e será construído e administrado por um consórcio da brasileira Engevix com a argentina Corporación América.

Módulos. A proposta do governo gaúcho é que o Aeroporto 20 de Setembro seja construído em módulos, de acordo com a expansão da demanda. Apenas a primeira fase da obra deve custar, no mínimo, R$ 400 milhões, segundo Albuquerque. "Se o governo federal não se interessar pelo projeto, o estadual vai procurar a iniciativa privada."

Procurada pelo Estado, a SAC disse que ainda não definiu se fará uma concessão do novo aeroporto gaúcho, mas que o projeto entrará "em breve" na pauta de discussões sobre investimentos no setor. A Infraero não se pronunciou.

A criação de um novo aeroporto no Rio Grande do Sul é uma alternativa para suprir as necessidades de expansão do tráfego aéreo no Estado. O Aeroporto Salgado Filho, que atende a capital gaúcha, já opera acima da capacidade máxima e sua expansão é limitada. "Ele não tem como crescer. A cidade já o cercou", diz o professor de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Enio Dexheimer .

O Aeroporto Salgado Filho tem capacidade para receber 6,5 milhões de passageiros por ano, segundo dados da Infraero. No ano passado, 6,6 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram no local. E, neste ano, o movimento deve ser maior. Somente nos oito primeiros meses, as companhias aéreas transportaram 5 milhões de passageiros de/ou para Porto Alegre.
Fonte: Estadão.com.br

sábado, 1 de outubro de 2011

Pacote popular de internet começa a ser ofertado amanhã em 344 cidades

Expectativa do Ministério das Comunicações é de que, até o final do ano, 544 municípios brasileiros tenham acesso ao pacote de internet fixa, que custa por R$ 35 ao mês

A partir deste sábado, 1º, consumidores de 344 cidades brasileiras poderão contratar pacotes de internet com velocidade de um megabit por segundo a R$ 35 por mês. Nessa data, passa a valer a obrigatoriedade dos acordos firmados pelas empresas Oi, Telefônica, Algar Telecom e Sercomtel para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

A expectativa do Ministério das Comunicações é que, até o final do ano, 544 municípios brasileiros tenham acesso ao pacote popular de internet. Até 2014, todos os municípios brasileiros serão contemplados pelo serviço. Também serão iniciadas, a partir de amanhã, as ofertas de atacado dos termos de compromisso, destinadas a pequenos prestadores. Essas ofertas devem, em um primeiro momento, cobrir 982 municípios do País.

Conforme os Termos de Compromisso assinados pelas quatro concessionárias, não poderá haver venda casada, ou seja, a empresa não poderá obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet. Onde a venda de internet fixa por R$ 35 não for viável, porém, a operadora poderá vender banda larga móvel pelo mesmo valor mensal.

A TIM e a Claro também aderiram ao PNBL. A expectativa da TIM é contemplar 1.000 cidades até 2012 com o plano criado pela empresa especialmente para esta parceria com o governo federal. A Claro, que formalizou a adesão em agosto, anunciou o início imediato da oferta de internet rápida a preços populares, segundo o Ministério. Na próxima semana, o Ministério das Comunicações publicará na internet a lista com todos municípios abrangidos pela primeira etapa do PNBL.

Regras

Qualquer pessoa vai poder contratar um pacote de internet do PNBL. Para que isso ocorra, é preciso que a cidade esteja incluída no cronograma das empresas e que haja disponibilidade técnica. As empresas se comprometeram a oferecer o serviço de banda larga desenhado pelo governo a, pelo menos, 15% da base de assinantes de telefonia fixa da localidade.

Todos os pacotes vendidos no âmbito do PNBL têm limite mensal de tráfego. No acordo assinado pela Telefônica, por exemplo, o limite de download da banda larga fixa, que inicialmente é de 300 Megabytes (MB), passará para 600 MB e chegará em junho de 2013 a 1 Gigabyte (GB). Na banda larga móvel, é a metade: 150 MB, 300 MB e 500 MB, respectivamente.

No caso da Oi, o limite de download ofertado para internet fixa começa com 500 MB e será elevado para 1 GB após seis meses, sem patamares intermediários. Para a banda larga móvel, a franquia inicia com 150 MB, sobe para 200 MB e alcançará 300 MB em junho de 2013.

O serviço de internet não poderá, de modo algum, ser interrompido caso o usuário exceda o limite mensal de tráfego de dados. Caso o consumidor ultrapasse a franquia, a operadora poderá reduzir a velocidade da conexão, em limites que serão definidos pela própria empresa. A empresa também poderá oferecer ao consumidor a opção de fazer um pagamento extra para que a velocidade da conexão volte ao patamar normal.

As empresas vão apresentar ao Ministério das Comunicações, em 30 dias, um cronograma inicial com as primeiras cidades onde será ofertado o serviço. Os cronogramas terão metas trimestrais, que serão avaliadas e acompanhadas pelo Ministério antes e depois da implementação das ações por parte das empresas. Por questões de estratégia mercadológica, a lista das cidades onde haverá oferta de internet pelo PNBL só será divulgada 30 dias antes do início da comercialização na localidade.
Fonte: Estadão.com.br