segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Girando Sol anuncia construção de nova fábrica em Arroio do Meio

Construção exigirá investimento R$ 40 milhões no Vale do Taquari

Para comemorar 20 anos de existência, que serão completados em abril, a fabricante de produtos de limpeza Girando Sol anunciou que construirá um novo parque industrial, de 22 mil metros quadrados, em Arroio do Meio. A nova instalação, no bairro São Caetano, deve unificar as três unidades da empresa. Atualmente a matriz da Girando Sol se localiza em Arroio do Meio e a empresa tem uma filial na cidade e a outra em Lajeado.

A construção exigirá investimento R$ 40 milhões, com recursos da empresa, financiamento e incentivo da prefeitura de Arroio do Meio. A obra deve começar em abril.

A transferência das operações atuais para as novas instalações ocorrerá em etapas. A primeira delas está programada para 2012. Os cerca de 300 funcionários das três unidades serão transferidos para a nova fábrica, onde serão fabricados os mais de 150 itens do mix de produtos da Girando Sol, além de futuros lançamentos.

O projeto deve ser concluído em oito anos. Ao longo desse período, a empresa espera dobrar a capacidade de produção e chegar a um portfólio de 20 linhas. Hoje a marca tem 11 linhas no mercado.

Segundo o diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid, o parque industrial foi projetado para atender as necessidades da empresa nos próximos 20 anos, tendo como parâmetro o crescimento alcançado nos últimos cinco anos. A Girando Sol encerrou 2010com faturamento de R$ 100,5 milhões.
Fonte: Zero Hora.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Falta de civilidade atrapalha autoridades e prejudica o patrimônio público

Em Porto Alegre, deverá ser lançada nas próximas semanas uma campanha destinada a combater a má-educação urbana

Em um ano, a Brigada Militar recebe mais de 300 mil trotes no Estado. Todos os meses, 6,6 mil orelhões são danificados. Diariamente, mais de 400 motoristas são multados por estacionar o carro em local proibido.

Os números escancaram como a falta de civilidade conturba a vida de gaúchos e brasileiros, desafiando sociedade e autoridades a encontrar soluções. Em Porto Alegre, deverá ser lançada nas próximas semanas uma campanha destinada a combater a má-educação urbana.

Na semana passada, a pichação da chaminé da Usina do Gasômetro – um dos cartões-postais da Capital – se transformou em mais uma evidência da falta de cuidado da população com o patrimônio público. No mesmo dia, nove toneladas de lixo foram retiradas do Delta do Jacuí, e ladrões furtaram parafusos da canalização do Conduto Álvaro Chaves. Consultas a órgãos públicos e empresas privadas, porém, mostram que o impacto das más ações é bem mais amplo.

Embora não exista uma contabilidade global dos prejuízos financeiros e morais provocados pela incivilidade, é fácil perceber o custo social gerado pelo registro de 37 trotes a cada hora para o telefone de emergência da Brigada Militar – que muitas vezes resulta na mobilização inútil de homens e viaturas, além de ocupar linhas telefônicas prioritárias. Para a historiadora e cientista política da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Ana Simão, a origem de comportamentos como esse está na relação do cidadão comum com o Estado.

— A sociedade não percebe o que é público como seu. O resultado disso é a necessidade de que o Estado esteja presente em tudo o tempo inteiro — avalia, lembrando que o perfil patrimonialista do Estado brasileiro reforça esse sentimento.


O impacto em números

Confira alguns exemplos, possíveis de serem medidos, dos prejuízos


Pichação

1.254 prédios
públicos ou privados da Capital danificados
por vândalos nos últimos quatro anos e sete
meses. As pichações resultaram em 88 adultos
e 159 adolescentes autuados e identificados.
A prefeitura de Porto Alegre não dispõe
de informações, porém, do quanto a depredação
onera os cofres públicos.


Telefones

6,6 mil orelhões

(10% dos 66 mil aparelhos do Rio Grande
do Sul) sofrem, a cada mês, em média,
algum ato de vandalismo. Os casos mais
comuns envolvem danos às leitoras de
cartões, ao fone, ao teclado, pichações e
colagem de propaganda.


Iluminação pública

R$ 188 mil

de prejuízo

nos últimos três anos em decorrência de
atos de vandalismo contra a iluminação
pública da Capital, obrigando a reposição
de luminárias, cabeamento, reatores
e postes.


Trânsito

157 mil multas aplicadas

em 2010 por estacionamento indevido em todo o Rio Grande do Sul
– o terceiro tipo mais comum de infração –, conforme dados preliminares
do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além de prejudicar
a circulação dos demais motoristas, essa atitude atrapalha a
vida de pedestres.

Segurança pública

327.770 trotes
aplicados à Brigada Militar em um ano, apenas em Porto Alegre. São,
em média, 37 ligações por hora, feitas geralmente por adolescentes,
principalmente nas férias. Em janeiro do ano passado, foram 35.643,
superando a média mensal de 27 mil. Além de causar desgastes
desnecessários, os trotes ocupam uma das 15 linhas disponíveis no
Ciosp da Capital, impedindo que ocorrências reais sejam informadas.

Transporte coletivo

90 ônibus,em média,

da empresa Carris, da Capital, voltam para a garagem com algum dano
provocado por passageiros mal-intencionados, a cada mês. O desrespeito
envolve desde riscos na carroceria, fixação de adesivos e chicletes
nos bancos – mais comuns – até ações mais graves como vidros
quebrados ou lixeiras arrancadas. Isso significa que, em um mês, até
um quarto da frota é vítima de alguma forma de falta de educação.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ONGs protestam e chamam licença parcial de Belo Monte de crime de responsabilidade

Um grupo de 60 organizações não governamentais socioambientalistas divulgou hoje (27) uma nota de repúdio à concessão da licença de instalação parcial para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), emitida ontem (26) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que autoriza a instalação do canteiro e outras obras preparatórias.

Para as entidades, a licença parcial é “o primeiro grande crime de responsabilidade do governo federal neste ano que nem bem começou”. Na nota, a hidrelétrica é citada como um “enorme predador” que será instalado às margens do Rio Xingu.

O grupo critica a ausência de garantias do projeto para evitar o desequilíbrio social e ambiental na região. “Denunciamos essa obra como um projeto de aceleração da miséria, do desmatamento, de doenças e da violação desmedida das leis que deveriam nos proteger”, diz o texto.

As lideranças argumentam ainda que o Ibama não levou em conta opiniões contrárias à construção da hidrelétrica antes de conceder a licença parcial. Ontem, em nota, o Ibama disse que a liberação se deu com base em critérios técnicos e que autoridades e organizações da região foram ouvidas.

“De que adiantou falarmos? Não fomos ouvidos, e ainda transvestem nossos protestos em “diálogo” para legitimar uma aberração engendrada para retribuir favores a financiadores de campanha”, questionam as entidades no protesto.

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) também reagiu à concessão da licença parcial e deve entrar com uma nova ação na Justiça questionando o licenciamento ambiental de Belo Monte.

Em novembro de 2010, o MPF enviou ao Ibama uma recomendação para que o órgão não fragmentasse o licenciamento de Belo Monte com a concessão da licença de instalação parcial.

Formalmente, a legislação não prevê a emissão de licenças parciais. O processo regular se dá em três etapas: a licença prévia – que atesta a viabilidade da obra; a licença de instalação – que libera o início da construção; e a licença de operação – que autoriza o funcionamento do empreendimento.
Fonte: Agência Brasil.

Novo Playstation portátil entra no mundo 3G


Os smartphones podem até ter invadido a área de games com jogos em linguagem Flash e aplicativos. Mas os videogames portáteis continuam em larga vantagem tecnológica neste quesito.

Na semana passada, foram divulgadas as datas de lançamento do Nintendo 3DS, que tem imagem 3D sem necessidade de óculos especiais. E nesta quinta-feira (27), foi a vez da Sony anunciar o seu novo videogame portátil que, por enquanto, está sendo chamado de Next Generation Portable (NGP) e deve chegar ao mercado japonês no final do ano.

Na teoria, a diferença seria a compatibilidade com 3G (além do Wi-Fi), que os smartphones já têm há anos. Mas na prática, tal conexão oferece muito mais: a possibilidade do jogar online – em qualquer lugar e com múltiplos jogadores – grandes títulos do console Playstation 3.

A produtora Activision, por exemplo, aproveitou o lançamento para anunciar uma versão do Call of Duty (recordista de vendas) portátil. Outros jogos anunciados pela Sony foram: o premiado Uncharted, Killzone, Wipeout e Little Big Planet.

Essa jogabilidade só é possível, porém, porque o equipamento (hardware) também foi melhorado, deixando muito smartphone com inveja. O NGP conta com CPU ARM de quatro núcleos (a maioria dos chips têm dois); tela OLED de 5″ sensível ao toque; câmeras frontal e traseira; GPS, alto-falantes estéreo e microfone embutidos; cartão de memória; Bluetooth e sensores de movimento.

Em tempo: jogo online multiplayer tem sido uma boa arma da Sony para combater a pirataria. Por muitas vezes, o gamer prefere pagar mais pelo console e o jogo original para ter acesso à rede online (Playstation Network). Os aplicativos de smartphones – que ainda não sofrem tanto com a pirataria – não têm investido muito neste aspecto.
Fonte: Agência Estado.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Para atingir seus objetivos

Meditação, técnicas de autoconhecimento e filosofia podem ajudar a ‘destravar’ a carreira

Chega uma hora que o profissional sente a necessidade de crescer na empresa onde está, buscar novas oportunidades fora dela, mudar de área ou até montar o próprio negócio, mas não sabe como começar.

Especialistas em recursos humanos afirmam que técnicas alternativas podem ajudar as pessoas a "destravar" a carreira. Meditação, autoconhecimento, ioga, filosofias positivas e terapia do riso são alguns exemplos. "É preciso ter foco e planejamento para mudar. Para buscar motivação, essas técnicas podem ajudar", diz Juliana Almeida Dutra explica diretora executiva da Deep (Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes).

"Buscar um apoio nessas técnicas ajuda a preparar os profissionais para tomada de decisões", afirma Marília Fiuza, coach da Sociedade Brasileira de Coaching. "No caso da meditação, é uma parada importante para refletir e encontrar respostas para suas dúvidas."

O consultor financeiro Renato Santana, 31 anos, aplicou princípios da cientologia, um conjunto de doutrinas com base em uma filosofia positiva, no seu emprego e conta que conseguiu ter progressos no banco onde trabalha. "Há cinco anos me entregaram na rua um panfleto. Comecei a me interessar, pois a obra mostra a importância de cultivar bons relacionamentos e entender as pessoas. Antes eu não me preocupava em administrar relacionamentos e desistia. Agora me comunico melhor."

Lucia Winther, tradutora e especialista na obra de L. Ron Hubbard, criador da cientologia, afirma que essa filosofia consiste no estudo do conhecimento (cie, que vem do scie = conhecimento e logia = estudo). "Um dos conceitos presentes nas obras que é útil para a carreira é o triângulo ARC (afinidade, realidade e comunicação), que significa entender a realidade do outro, dialogar com ele e, assim, criar afinidade. Quando um desses pilares melhora, os outros dois melhoram também e facilitam as relações no trabalho e na vida."

A publicitária Lilian Monteiro, de 32 anos, encontrou em treinamentos de autoavaliação pessoal a forma de concretizar um sonho antigo: ter o próprio negócio na área de serviços. "Depois de me conhecer melhor nas aulas e exercícios, estou mudando velhos hábitos: revisei meu orçamento, priorizei ganhos, dividi melhor meu tempo e trabalho com metas e um prazo preestabelecido para chegar ao objetivo", conta ela, que está atuando como corretora de imóveis para complementar a renda de publicitária. "Tudo isso leva tempo e exige dedicação."

Regina Silva, psicóloga e diretora do Centro de Treinamento Gyraser, que ministra os cursos de desenvolvimento de potencialidade humana, como o frequentado por Lilian, diz que os alunos aprendem a entender suas raízes familiares e desbloquear dispositivos mentais que os impedem de ter sucesso. "Crenças e hábitos que herdamos dos pais e das religiões às vezes nos limitam. As pessoas precisam se afastar dessas crenças para seguir em frente. Um dos exercícios propostos é escrever em um papel qual é o seu objetivo e repeti-lo antes de dormir durante 30 dias seguidos como uma oração, pois é uma forma de resolver questões internamente."
Fonte: Agência Estado.

Panamericano tem rombo maior que R$ 2,5 bi e vai precisar de mais dinheiro

Fraude contábil descoberta em setembro provocou prejuízo maior do que se esperava; valor deve ser anunciado na segunda-feira

A nova administração do Panamericano descobriu que o rombo na instituição controlada pelo Grupo Silvio Santos é maior do que os R$ 2,5 bilhões estimados inicialmente pelo Banco Central (BC) no ano passado. Por isso, o banco precisará de uma nova injeção de dinheiro.

Uma das alternativas em estudo é um novo empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que já cobriu o buraco inicial. Ainda que não entre com todos os recursos necessários, o FGC deve oferecer ao menos um pedaço do novo aporte.

O FGC é uma entidade privada, mantida pelos bancos desde 1995, que tem como principal função proteger parte dos depósitos dos clientes dos bancos.

Procurado, o Panamericano preferiu não se pronunciar. O diretor executivo do FGC, Antonio Carlos Bueno, disse que desconhecia as informações.

Em setembro, o BC descobriu uma fraude contábil no Panamericano, então estimada em R$ 2,5 bilhões. O escândalo veio a público no início de novembro, quando toda a antiga diretoria foi demitida. Para receber o dinheiro do FGC, o empresário Silvio Santos entregou como garantia seu patrimônio pessoal.

A maior parte dos executivos que compõem a nova direção foi indicada pela Caixa Econômica Federal, que comprou 49% do capital votante do Panamericano no fim de 2009. Até ontem à noite, estava definido que o banco estatal não vai colocar dinheiro novo na instituição.

A solução para cobrir o novo rombo está sendo negociada pela nova direção do Panamericano, pelo FGC, pelo empresário Silvio Santos, pela Caixa Econômica Federal, e é acompanhada de perto pelo BC.

O tamanho exato do rombo e a saída para cobri-lo devem ser oficialmente apresentados na próxima segunda-feira, dia previsto para a divulgação do balanço do terceiro trimestre e dos meses de outubro e novembro de 2010. A divulgação desses resultados foi adiada duas vezes.

Nas últimas semanas, as ações do Panamericano valorizaram-se fortemente na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em meio a especulações de que grandes instituições estariam travando uma disputa para comprá-lo. Do início do ano até ontem, o ganho acumulado das ações preferenciais (PN) beirava os 20%.

O Estado apurou que cinco bancos demonstraram interesse na participação que Silvio Santos possui no Panamericano desde que a fraude contábil veio a público. Nenhum deles, no entanto, fez proposta firme, justamente porque o balanço com o rombo definitivo ainda não foi divulgado.

Atraso

O objetivo inicial da nova administração era apresentar o balanço até meados de dezembro. Mas a complexidade do trabalho de reconstrução dos números, somada à demissão dos principais responsáveis pela contabilidade do banco, atrasou sucessivamente a divulgação.

Cerca de cem pessoas trabalham incessantemente nos números. Todas deram expediente até mesmo durante as festas de fim de ano. Folgaram apenas nos dias 31 de dezembro e 1.º de janeiro. Uma das principais dificuldades foi lidar com os sistemas de informática, que foram burlados para permitir a fraude.

Além da Deloitte, que audita as contas do Panamericano, o balanço está sendo checado pela PricewaterhouseCoopers (contratada pela Caixa) e por técnicos do Banco Central.
Fonte: Agência Estado.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que escrever no currículo para atrair o recrutador

Destacar a formação e a experiência profissional é mais eficaz que utilizar chavões como espírito de equipe e foco em resultados

Na ânsia por fisgar o recrutador, grande parte dos profissionais recorre a expressões que viraram clichês no mundo corporativo. O Linkedin, rede de relacionamento profissional, divulgou recentemente os 10 termos mais utilizados nos perfis dos brasileiros em 2010. São eles: dinâmico, ampla experiência, inovador, motivado, proativo, focado em resultados, empreendedor, trabalho em equipe, multitarefado, valor agregado.

Para o especialista em carreira Lindsey Pollak, "expressões como 'ampla experiência' e 'experiência comprovada' podem parecer vazias para um empregador potencial e prejudicar mais do que ajudar um perfil ou currículo". Segundo ele, "o melhor é destacar anos de experiência, conquistas e resultados, como um aumento significativo nas vendas."

Matilde Berna, diretora de transição e gestão de carreiras da Right Management, afirma que um currículo, para chamar a atenção do selecionador, deve exibir a história profissional de maneira estratégica. "O importante não é a quantidade de informações, mas as informações estratégicas", afirma.

Seria irrelevante para o diretor de uma empresa, por exemplo, destacar experiências de estágio. "A informação deve ser coerente ao contexto profissional. É fundamental informar no currículo os resultados obtidos ao longo da carreira", diz Matilde.

Na visão de Giuliana Hyppolito, consultora de recursos humanos da DMRH, na busca por uma vaga de emprego vale mencionar características pessoais valorizadas pelo mercado, mesmo que este não seja o principal foco do currículo. Segundo ela, o dado pode ser útil tanto para o candidato como para o selecionador. "Um profissional que diz ser dinâmico não vai querer trabalhar em uma empresa monótona."

Giuliana destaca que os interesses ou as competências comportamentais do candidato devem ser descritas em um campo específico. No entanto, a consultora salienta que a informação é opcional. Ela ressalta que o indivíduo deve conhecer bem suas habilidades antes de expô-las no currículo. "O candidato deve exibir as competências descritas no documento durante a entrevista de emprego. Vender uma falsa imagem é um risco."

Meio Digital

Os sites de emprego e as redes sociais têm se mostrado ferramentas efetivas e facilitadoras na busca por emprego, atesta Giuliana. De acordo com ela, a internet é o primeiro canal utilizado pelas empresas para comunicar suas vagas. "Mas é preciso expor o conteúdo com cautela para não prejudicar a imagem profissional", adverte.

"Tudo o que surge no mercado como uma modernidade deve ser rapidamente incorporado pelo profissional. A internet tem ajudado muito as pessoas a ampliarem o network", destaca Matilde Berna, da Right Management.
Fonte: Administradores.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

70% da população brasileira está insatisfeita com transporte

Engarrafamentos, ônibus lotados, pouca ou nenhuma interligação entre meios de transporte, custo elevado e baixo conforto são características bastante conhecidas pelos usuários de transporte público no Brasil. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprova esta percepção ao mostrar que 70% dos brasileiros qualifica o transporte público como regular, ruim e muito ruim.

A baixa qualidade, aliada à melhora de renda da população, resulta em um crescimento galopante na frota de veículos particulares. Entre 2000 e 2010, a frota de automóveis cresceu 83,5%, passando de 20 milhões para 36,7 milhões. Apesar do transporte público ainda ser o principal meio de mobilidade no Brasil, utilizado por 44,3% da população, o avanço na frota de veículos causa congestionamentos que já afetam em alguma medida 66,6% dos brasileiros.

"O estudo revela que os avanços econômicos desta década foram convergentes com decisões de transporte individuais. O transporte coletivo cresceu bem menos que a aquisição de veículos. No entanto, a população mostra-se interessada em usar o transporte público. Opta pelo transporte individual pela falta de qualidade. No curto prazo, a ênfase no transporte individual pode ser menos onerosa ao poder público. Mas no longo prazo representa um custo elevado, inclusive de qualidade de vida e produtividade", avalia Marcio Pochmann, presidente do Ipea, que defende a elaboração de uma política nacional de transporte coletivo, cujo foco seja trem, metrô e VLT (veículo leve sobre trilhos).
Fonte: Agência O Globo.


Cerca de 45% dos brasileiros usam ônibus para se locomover

O transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado nas cidades brasileiras, de acordo com o estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (24) na capital paulista, 44% dos brasileiros se locomovem dessa forma.

Em segundo lugar aparece o carro, com 23,8%, seguido por motocicleta com 12,6%. O levantamento feito com 2.770 famílias em todo o país constatou ainda que 12,3% se locomovem a pé.
Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Judiciário anuncia novo Portal da Transparência

O Judiciário anunciou hoje (20) a criação de um portal que contém informações sobre os gastos realizados pelo poder na esfera federal. O Portal da Transparência do Judiciário seguirá os mesmos moldes do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) que divulga os gastos do Executivo federal. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os dados do portal são referentes ao Superior Tribunal de Justiça, à Justiça Federal, à Justiça do Trabalho, à Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e ao Conselho Nacional de Justiça. A consulta pode ser feita em duas modalidades: avançada e por documento. Na modalidade avançada, é possível consultar por período, por tipo de Justiça, pela unidade orçamentária e pelo tipo de despesa, além da possibilidade de fazer a consulta pelo favorecido.

O texto que apresenta o site afirma que o portal é um “instrumento de transparência da gestão fiscal” que irá disponibilizar à sociedade informações referentes à execução orçamentária e financeira do Poder Judiciário.

Ainda segundo a apresentação, o acesso público de dados detalhados será atualizado diariamente com os documentos de execução orçamentária e financeira emitidos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) no dia anterior ao da consulta.

Na área ‘Detalhamento de Receitas’, o cidadão poderá acompanhar as receitas previstas e realizadas pelo Poder Judiciário no decorrer do exercício. A consulta permite a obtenção de informações detalhadas por natureza da receita e por órgão.
Fonte: Agência Brasil.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

As lições do caso Ronaldinho ao mercado corporativo


Especialistas apontam estratégias e cuidados para evitar prejuízos e garantir êxito em negociações corporativas

O recente episódio envolvendo o Grêmio e a tentativa frustrada de trazer de volta o jogador Ronaldinho é um bom exemplo de tudo que não deve ser feito numa negociação envolvendo empresas. Quando se trata de forjar fusões, aquisições ou outros modelos de investimentos, como instalação de empreendimentos nos estados, a primeira regra é o sigilo total. Depois, à medida que avançam as tratativas e as chances de êxito aumentam, é importante o estabelecimento de cláusulas de penalidades ante recuos não justificados.

“Muitas negociações fracassam por não terem estes passos bem definidos”, adverte Robertson Emerenciano, sócio do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, especializado em intermediações. O vice-presidente de Futebol do Grêmio, Antônio Vicente Martins, que é advogado, apressa-se em diferenciar negócios esportivos do corporativo. “É muito difícil manter sigilo. Os jogadores são pessoas públicas, as empresas não”, alega Martins, que descartou a hipótese de exclusividade, no caso Ronaldinho, já que o jogador ainda mantinha contrato com o Milan. Ao mesmo tempo, o dirigente critica a conduta do irmão e empresário do jogador, Assis Moreira: “Negociador tem de ter objetivo; quando alcança, está tudo resolvido. O Assis não mostrou o que queria.”

Ter uma meta clara e defini-la na largada de uma conversação é imprescindível quando uma empresa busca comprador, parceiro ou mesmo contratar novos projetos. “Quando os objetivos não são claros, o subjetivismo impera sobre a racionalidade, gerando frustração”, alerta o advogado e coordenador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) no Estado, Robert Juenemann. Já Luis Motta, sócio da consultoria KPMG no Brasil, um botafoguense da gema, provoca: “Será que todo este procedimento do Assis não era intencional? A quebra de sigilo pode ser parte do jogo”, acrescenta o consultor.

A explosão de fusões e aquisições no País não dá outra escolha hoje às empresas: adotar procedimentos que regulem todos os estágios de uma negociação. Levantamento da KPMG registra o recorde de 707 negócios na área em 2010. Juenemann lista desde limites a serem estabelecidos sobre prazos para a tratativa, valores que cada um está disposto a pagar ou a receber e controle sobre as informações que são repassadas. “Também é importante o conhecimento prévio sobre os interessados, sua ética e moralidade”, elenca Juenemann. “Há pessoas que só têm curiosidade, não querem acertar um negócio.”

Emerenciano divide em três as fases de um negócio: antes, durante e depois do acordo. Na etapa que antecede a troca de informações, é bom colocar no papel as metas da empresa. No andamento, um primeiro documento deve prever sigilo e os limites de dados a serem intercambiados. “Só libere o que é relevante a cada avanço da transação”, previne Emerenciano. Se o namoro ganhar aura de maior interesse, os especialistas recomendam assinar um termo ou carta de intenções, que incluirá exclusividade, lista e nomes de quem acessará os dados e mais prazos para bater o martelo.

Juenemann orienta que todo tipo de transferência de documento, resultado de reunião ou mesmo visitas, seja documentado. Já atitudes que possam contrariar regras do acordo devem ser notificadas. “É prova para eventual processo futuro”. No mundo das negociações empresariais, a tecnologia também ganhou lugar. Advogados e consultores inseriram rotinas com uso de dataroom, pelo qual elimina-se encontros e telefonemas desnecessários. No ambiente virtual, armazenam-se informações, franqueadas a grupos restritos. “O custo de todo o processo pode cair à metade”, dimensiona Motta, da KPMG. “Movimentos que despertam a atenção estão eliminados”, lembra Motta.

Não se pode eliminar o fator conflito mesmo durante ou após uma transação. Com adesão ainda acanhada no Estado, segundo entidades que acompanham empresas, as câmaras de arbitragem, previstas desde 1996, ajudam a agilizar a solução de demandas. O coordenador da Câmara do Conselho Regional de Administração (CRA), Adão Indrusiak da Rosa, estima que mais de 800 contratos elegeram este tipo de tribunal para resolver impasses. “Na Justiça comum, pode levar anos, na câmara o teto é 180 dias.”

Sigilo absoluto e coerência devem marcar as relações
O vice-presidente de Futebol do Grêmio, Antônio Vicente Martins, cita que até a última terça-feira, 11, um dia antes da festa de Ronaldinho com a torcida do Flamengo, no Rio, recebeu torpedo do irmão do jogador, Assis Moreira, sondando sobre uma eventual retomada das negociações. Recordando que foram muitos dias de negociação, desde as primeiras sondagens, Martins reforça que o Grêmio redigiu sete versões de contrato. E desabafa: “Não é pessoal, mas não faço mais negócio com esse cara (Assis)”.

“O mais difícil é aceitar que Assis vendeu a mesma casa (o jogador) para três pessoas diferentes (Grêmio, Flamengo e Palmeiras)”, comparou o dirigente. Com o primeiro, as conversas evoluíam bem até que vazou a informação em 17 de dezembro, motivo que teria alertado o Milan, clube de Ronaldinho na Itália, e gerado dificuldades extras. Na virada do ano, Assis teria firmado acordo com o Palmeiras. Depois surgiu o Flamengo.

Especialistas apontam o sigilo como um dos trunfos que consagram ou podem levar a perder uma negociação. O advogado e ex-gerente de Relações Governamentais e Públicas da General Motors em Gravataí Marco Antônio Kraemer aponta que o atributo foi decisivo no acordo que atraiu a montadora em 1997, no governo Antonio Britto. “A conversa com o setor público deve ser pautada pelos mesmos critérios de uma transação privada”. Outra qualidade em uma operação como essa é a coerência, diz Kraemer. Mesmo na etapa de revisão de cláusulas do contrato já no governo Olívio Dutra, o ex-gerente ressalta a atitude e manutenção da pretensão da montadora.

O sócio do escritório Guerra&Piva, Luís Carlos Piva, destaca que o aquecimento da economia amplia o interesse local, turbina mais transações e eleva riscos de problemas. “Na fase da verificação de dados, chamada due diligence, o segredo tem de ser absoluto”, caracteriza. Sobre o episódio Ronaldinho, o advogado qualifica “como muito feio” os três níveis de conversas: Grêmio, Flamengo e Palmeiras. Para Piva, com 40 anos no mercado de tratativas e responsável por assegurar a instalação da Ventos do Sul, em Osório, há uma regra básica em qualquer negociação: conheça bem quem está do outro lado.
Fonte: Jornal do Comércio.com

Funai interdita área no Pará que pode abrigar índios isolados

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai restringir, por dois anos, a entrada de pessoas na Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará. O objetivo é fazer estudos sobre a presença de grupos indígenas isolados entre os rios Xingu e Bacajá. Apenas funcionários do órgão estão autorizados a entrar na área.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12). Funcionários da Funai vão fazer estudos preliminares, com base em expedições de rotina e relatos de indígenas e moradores das proximidades, que indicam a presença de índios isolados na região. De acordo com o órgão, é necessário fazer uma interdição administrativa da área para garantir a segurança dos funcionários e proteger esses grupos, que não mantém contato com a chamada civilização.

Há 67 referências de índios isolados em todo o Brasil. Na região paraense interditada, além dos índios não contatados, vivem comunidades Araweté, Apiterewa, Asuriní e Xikrin. Atualmente, na Funai, 12 Frentes de Proteção Etnoambiental trabalham exclusivamente com índios isolados e recém contatados em todo o país.

Essas frentes atuam em regiões onde existem referências de índios isolados, desenvolvem atividades de pesquisa de campo para conhecimento das áreas de ocupação e faz levantamentos etno-históricos para dimensionar e identificar o território desses povos indígenas. Ainda há programas de proteção, vigilância e fiscalização da terra indígena, além de ações preventivas nas áreas de saúde e educação.
Fonte: Agência Brasil.

De novo nos trilhos: transporte ferroviário avança no RS

Cresce em média 10% ao ano o volume de cargas que cruza o Estado



Aos solavancos e vagaroso como o arranque das antigas locomotivas a vapor, o transporte ferroviário no Rio Grande do Sul, aos poucos, encarrilha. Os indícios surgem com o crescimento médio de 10% ao ano no volume de cargas que cruza o Estado sobre trilhos, a proximidade da reativação de trechos e novos projetos de revitalização do modal.

Aos solavancos e vagaroso como o arranque das antigas locomotivas a vapor, o transporte ferroviário no Rio Grande do Sul, aos poucos, encarrilha. Os indícios surgem com o crescimento médio de 10% ao ano no volume de cargas que cruza o Estado sobre trilhos, a proximidade da reativação de trechos e novos projetos de revitalização do modal.

Para o trem voltar a ser sinônimo de progresso, a boa nova, mesmo que ainda distante, pode ser a construção de um novo trecho da Ferrovia Norte-Sul que partiria de Panorama (SP) e chegaria ao Porto de Rio Grande. Incluído no PAC 2 como estudo, o texto passou pela Câmara dos Deputados no ano passado e agora está na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Na Serra, está próximo do fim a análise de viabilidade do transporte de passageiros entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul, como opção às rodovias. Para os nostálgicos, os trens de turismo planejados por diversos municípios são a esperança de reviver a época áurea.

- O Estado está saindo da letargia e voltando a ver que a ferrovia tem papel importante - diz o engenheiro Daniel Lena Souto, especialista em transportes e membro do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

No curto prazo, por pressão do Ministério Público Federal (MPF) e do governo novos trechos devem começar a ser operados pela América Latina Logística (ALL), empresa que arrematou a malha sul na privatização das ferrovias, no final de 1996. Dia 17 de dezembro, em reunião do Mercosul, no Paraná, o governo brasileiro anunciou a reativação do ramal entre Livramento e Cacequi, inoperante por alegada falta de viabilidade econômica. A reativação permitirá a integração ferroviária com o Uruguai.

- Estamos licitando a empresa que fará a recuperação da linha, e o trecho Santana do Livramento-Cacequi deve operar em 2012 - diz o gerente da Unidade de Produção da ALL no Estado, Roberto Fischer Machado.

Como a concessão previa que a ALL teria de operar toda a malha que recebeu, o MPF trava uma batalha jurídica pelo cumprimento dos contratos. À frente da luta, está o procurador federal Osmar Veronese, de Santo Ângelo, que desde 2003 se esforça para a ALL ampliar as operações e, a partir do município, fazer o transporte ferroviário chegar também a Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Segundo Fischer, o trem chegará a São Luiz Gonzaga em 2012 e, em até três anos, Santiago. Ainda em dezembro, a Justiça Federal determinou que a ALL reative o trecho entre Getúlio Vargas e Marcelino Ramos.

- A ALL recebeu 3,2 mil quilômetros no Estado e cerca de mil quilômetros estão desativados - sustenta Veronese.

Mesmo crescendo, a fatia do modal nas cargas transportadas no Estado ainda é modesta. Os trens têm participação de 9%, ante 25% no Brasil, percentual baixo se confrontado com outros países de extensão continental. Apesar do avanço dos produtos industrializados, os granéis, puxados pela soja, são o carro-chefe da ALL. Ano passado, 68% dos grãos exportados por Rio Grande chegaram via ferrovia.

MEIOS DE TRANSPORTE

> Rodovia: até 400 quilômetros
> Ferrovia: de 400 quilômetros a 1,5 mil quilômetros
> Hidrovia: de 1,5 mil quilômetros a 3 mil quilômetros

Competitividade comparada

> Um vagão graneleiro leva 100 toneladas de carga
> São necessários 3,57 caminhões (de 28 toneladas de carga) para se igualar a um vagão
> Um trem composto por cem vagões vale por 357 caminhões

Fonte: Log-In Logística Intermodal


Fonte: Zero Hora.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Novo valor do salário mínimo será de R$ 545, anuncia Mantega

O novo valor do salário mínimo será de R$ 545, disse há pouco o ministro da Fazenda, Guido Mantega, depois de participar da primeira reunião ministerial do governo da presidenta Dilma Rousseff. O aumento terá impacto de R$ 1,4 bilhão nas contas públicas este ano.

Inicialmente, estava previsto que o salário mínimo seria de R$ 540. Essa proposta chegou a ser aprovado no Orçamento da União deste ano.

O governo fez a mudança porque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou 2010 maior que o previsto. A fórmula de reajuste do mínimo, acertada com as centrais sindicais, estabelece a reposição pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Segundo o ministro, o valor ficaria em R$ 543, mas o governo arredondou para R$ 545 para facilitar o saque nos caixas eletrônicos. O novo mínimo valerá a partir de fevereiro, mas só será pago em março.

O ministro anunciou ainda que, nos próximos dias, o governo enviará ao Congresso uma medida provisória para transformar em lei a fórmula de reajuste do salário minimo acertada com as centrais sindicais. Essa política vai vigorar nos próximos quatro anos.
Fonte: Agência Brasil.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O que fazer quando os negócios estão no vermelho

O ambiente econômico atual do Brasil é favorável para a abertura de empresas ou inspira mais cautela do que euforia?

O ambiente econômico é, sim, favorável à abertura e ampliação de negócios. As taxas atuais de juros – apesar de indecentes quando comparadas aos padrões internacionais – está baixa.

Um grande contingente de pessoas foi incorporado ao mercado, ampliando consideravelmente a quantidade de consumidores, e a população que já tinha boas condições econômicas aumentou o seu poder de compra.

O momento, no entanto, não comporta euforia, mas sim sobriedade. Todos os investimentos, sejam eles na constituição ou na ampliação de negócios, devem ter o seu retorno bem dimensionado.

Quais os principais cuidados que as novas empresas (principalmente micro e pequenas) devem ter para não enfrentar danos financeiros irreversíveis?

A regra de ouro, especialmente para as pequenas e médias empresas, é preservar o seu capital de giro. O empresário deve entender que o fluxo de caixa, ao longo do mês, sofre variações, muitas vezes drásticas, e a preservação da capacidade de honrar os compromissos é a meta principal.

A pontualidade evita a imposição de multas, muitas vezes onerosas, bem como preserva o bom nome.

Outra providência fundamental é dimensionar bem os investimentos, pois senão o empresário não obterá o retorno esperado, comprometendo assim o capital de giro.

Como uma empresa deve elaborar um plano de recuperação, caso se encontre em vias de falência? Uma consultoria é interessante nesses casos?

Se uma empresa apresentar dificuldades, deve implementar rapidamente um plano de ajuste que a possibilite sair da crise.

Poderia discorrer ao longo de várias páginas sem, contudo, esgotar o assunto, pois a elaboração de um plano consequente de reestruturação possui dezenas, ou até mesmo centenas de variáveis.

A quem realmente se interessar pelo tema recomendo a leitura de um livro que escrevi em 2009, o Manual de Gestão de Crise Financeira (www.gestaodecrisefinanceira.com.br).

Em linhas gerais, podemos dizer que é necessário entender a operação e tomar as ações necessárias para que ela possa ser superavitária (seus compromissos correntes devem ser menores do que os seus recebimentos).

Essa sobra de caixa deve ser utilizada para pagar as dívidas. Vamos a um exemplo:

Uma empresa fatura 10 mil reais e acumulou, por conta de investimentos que não tiveram a maturação esperada, uma dívida de 30 mil reais. Seu resultado líquido é de 500 reais.

Nesse caso o empresário deve procurar seus credores, parte deles normalmente são bancos, e propor o parcelamento de dívida em 60 (sessenta) meses.

O exemplo acima é simplista, pois considera que a empresa tem resultado – o que raramente é verdadeiro, daí a necessidade de reduzir custos – e não leva em conta o serviço da dívida, ou seja, os seus juros.

O empresário raramente está apto a promover sozinho o ajuste na sua empresa, quer pelo seu comprometimento emocional ou pela ausência de conhecimento técnico nos âmbitos financeiro e administrativo.

Recomenda-se, sim, que no caso de uma dificuldade aguda o empresário procure auxílio.

Quais os cuidados que o empresário deve ter ao escolher um consultor para tirar a empresa do vermelho? Uma consultoria inadequada pode ser a última pá de terra?

Vamos começar pelo fim. Uma escolha infeliz pode, sim, fulminar a esperança de recuperação de uma empresa. Normalmente, gerentes de banco desempregados e gestores financeiros inexperientes chamam para si a saga de reestruturadores.

Os cuidados para escolher o profissional são quase os mesmos que adotamos para selecionar um funcionário graduado: pesquisar sua vida pregressa; os desafios profissionais que enfrentou e, principalmente, ter atenção com o seu discurso, já que raramente um aventureiro tem uma linha de argumentação coerente.

Recomenda-se, também, que a remuneração do consultor seja negociada ad exitum. Ou seja, se a empresa se recuperar, o profissional recebe. Caso contrário, não.
Fonte: Administradores.com

Varejo prevê crescimento de 6% nas vendas para 2011

Após a confirmação de que o Natal de 2010 foi o melhor dos últimos 10 anos e que a inadimplência recuou no ano passado, a expectativa do comércio varejista é de aumento do calote em 2011 e crescimento mais modesto do setor, na casa dos 6%, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os números de 2010 ainda não estão fechados, mas a previsão da entidade é que o faturamento tenha registrado alta de 12% na comparação com 2009. Por trás da avaliação de que o brasileiro honrará menos seus endividamentos estão o aumento das compras parceladas no final do ano e a perspectiva de elevação dos juros pelo Banco Central.

O economista da CNDL, Fernando Sasso, prevê que a inadimplência subirá de 2,5% a 4% este ano. Em 2010, houve uma queda de 1,85%. A inversão da tendência, segundo ele, deve se dar principalmente nos primeiros quatro meses do ano, quando tradicionalmente há repique do número de maus pagadores.

A sazonalidade ocorre por conta da incidência de impostos e a necessidade de compras de material e de matrículas escolares no início do ano. Também sofre a influência de quem gastou mais do que podia com as compras de Natal e as férias. Assim, para o quadrimestre, Sasso projeta um crescimento de 5% da inadimplência em relação ao mesmo período de 2010, percentual que deve ser diluído ao longo do ano. Apesar disso, o setor não se preocupa com essas dívidas em atraso porque elas ainda estão em um valor relativamente baixo. Para se ter uma ideia, em dezembro, 75% da inadimplência no varejo era de valores entre R$ 0,01 e R$ 250,00, considerada fácil de ser paga.

O setor identificou também o aumento do tíquete médio de compras em 2010. Isso é explicado, conforme Sasso, pelo aumento da massa salarial e da inserção das classes C, D e E no mercado.

Além disso, os lojistas estão confiantes de que as vendas sigam aquecidas, embora não tão fortes quanto em 2010. A previsão de crescimento de 6% neste ano já considera a base de comparação mais elevada. Em 2010, o aumento das vendas foi de 8,25%.

Juro ao consumidor fecha 2010 a 119,9% ao ano
A taxa de juros média das operações de crédito para pessoa física teve uma redução de 1,99 ponto percentual em 2010, segundo a Pesquisa de Juros divulgada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Em janeiro do ano passado, a taxa média era de 121,96% ao ano e, em dezembro, ela estava em 119,97% ao ano. Nas operações de crédito para empresas, houve uma alta de 0,36 ponto percentual e a taxa média atingiu 56,45% ao ano em dezembro. No mesmo período, a Selic teve uma elevação de 2 pontos percentuais, chegando a 10,75% ao ano.

Apesar da queda no acumulado do ano, a taxa média de juros para pessoa física voltou a subir em dezembro de 2010, com alta de 0,05 ponto percentual em relação a novembro. De acordo com o vice-presidente da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as altas podem ser atribuídas a pelo menos três fatores: a elevação dos depósitos compulsórios promovida pelo BC; o aumento do requerimento de capital para as operações de crédito a pessoas físicas com prazos superiores a 24 meses (fator de ponderação de risco); e a provável elevação da Selic por conta da elevação dos índices de inflação.
Fonte: Jornal do Comércio.com

4G em expansão

Os projetos para redes de telefonia móvel de quarta geração (4G) estão em franca expansão. Levantamento da GSA Association, entidade que reúne os fabricantes de equipamentos, mostra que 180 operadoras de 70 países estão com projetos de lançamento de serviços com a nova tecnologia.

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Nos últimos 12 meses, o número de operadoras com investimentos em LTE (nova tecnologia para banda larga móvel em alta velocidade em desenvolvimento, que vai ser o marco para a telefonia móvel de quarta geração) cresceu mais de 140% e o número de países adeptos ao desenvolvimento do LTE expandiu 85%. Os números, segundo a entidade, representam o maior crescimento da história deste mercado.

O relatório da GSA Association abrange os projetos em andamento em LTE FDD (Frequency Division Duplex) e LTE TDD (Time Division Duplex) e aponta que outras 128 operadoras já anunciaram o compromisso de lançamento comercial de suas redes LTE em breve para 52 países e outros 52 estão com testes ou projetos em andamento, em 18 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

As redes já em funcionamento comercial estão na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Hong Kong, Japão, Noruega, Polônia, e Uzbequistão. Sessenta e quatro projetos estão previstos para serem lançados ao final de 2012.
Fonte: Agência Estadão

Quase 3 mil servidores foram expulsos do governo por corrupção em oito anos

Nos últimos oito anos, 2.969 servidores do Poder Executivo foram expulsos da administração pública por prática de corrupção. A informação faz parte de um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado hoje (10).

De acordo com a CGU, entre 2003 e 2010, foram demitidas 2.544 pessoas, 247 perderam cargos comissionados e 178 tiveram a aposentadoria cassada. O principal motivo das expulsões, segundo o relatório, foi o uso do cargo para obtenção de vantagens (1.579 casos ou 33,48% do total de expulsões). A improbidade administrativa foi verificada em 933 casos, 285 servidores foram expulsos por receber propina e, por lesão aos cofres públicos, 172 perderam os cargos.

Em 2010, conforme balanço da CGU, 521 servidores foram punidos por práticas ilícitas no exercício da função, 18,94% a mais em relação a 2009, quando 438 agentes públicos foram expulsos do serviço público. O principal tipo de punição aplicada no ano passado foi a demissão, com 433 casos. Foram aplicadas ainda 35 penas de cassação de aposentadoria e 53 de destituição de cargo em comissão.
Fonte: Agência Brasil.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Talento: o que é e como se tornar um?

Hoje, as empresas esperam que os profissionais assumam riscos, sejam arrojados, criativos e busquem sempre estar atualizados



Não raro é comum as pessoas utilizarem a palavra talento para se referir a profissionais disputados pelo mercado de trabalho. Em jornais, revistas e na internet, são várias as matérias falando da falta de talento ou da retenção de talentos nas empresas, porém, quem elas consideram talento?



Na opinião da gerente de planejamento de carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, engana-se quem relaciona talento somente a jovens recém-saídos de universidades de ponta. Para ela, um profissional de talento reúne outras características. "Talento é uma habilidade. A pessoa que vai além do comprometimento e possui desempenho acima do normal", diz.



Competências


Ainda segundo Melina, a concepção de talento das empresas varia conforme as diferentes gerações ocupam postos no mercado de trabalho. No passado, explica, era considerado um talento o profissional que atendia bem às competências mais básicas.



Hoje, as empresas esperam que os profissionais assumam riscos, sejam arrojados, criativos e busquem sempre estar atualizados. "Antes, bastava a graduação para ser considerado um talento, e, em algumas áreas, nem isso. Hoje, a pessoa precisa sempre buscar atualização".



Como se tornar um?


Para quem tem dúvidas se pode ou não ser considerado um talento, Melina aconselha que a pessoa procure conhecer a si própria e invista em sua formação, fazendo, por exemplo, cursos de idiomas, extensão, pós-graduação, entre outros.



Além disso, é importante se tornar visível para o mercado, e, em alguns casos, vale procurar ajuda especializada, como a de um coach. "O profissional deve participar de feiras, palestras, utilizar de maneira apropriada as redes sociais (...) Contudo, é essencial tomar cuidado para não se tornar arrogante e pensar que é insubstituível, pois ninguém é".
Fonte:Administradores.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Embraer anunciou venda de 10 aviões comerciais


A Embraer anunciou nesta segunda-feira a venda de 10 aviões comerciais para a chinesa CDB Leasing, em um negócio estimado em 400 milhões de dólares a preços de tabela.

Embraer vende jatos à chinesa CDB Leasing avaliados em US$ 400 milhões
Aeronaves modelo Embraer 190 serão usadas pela China Southern, maior companhia aérea do país e terceira do mundo

Segundo comunicado à imprensa, os jatos modelo Embraer 190 serão usados pela China Southern, maior companhia aérea do país e terceira do mundo. A China Southern opera, desde 2004, seis jatos Embraer de 50 assentos.

A primeira entrega do Embraer 190 está prevista para o segundo semestre deste ano. As 10 aeronaves ainda não estavam na carteira de encomendas (backlog) da Embraer, conforme a assessoria de imprensa da companhia.

A CDB Leasing é controlada pelo Banco de Desenvolvimento da China. Em dezembro de 2009, a Embraer firmou acordo com outra unidade do banco de fomento chinês, a CLC, com objetivo de criar oportunidades de financiamento para a venda de aviões Embraer nos mercados chinês e internacional.

A encomenda anunciada nesta segunda-feira é um desdobramento do memorando de entendimentos firmado pouco mais de 1 ano atrás.
Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas

A partir de hoje (5), certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil serão confeccionadas em papel especial com marca d'água e microletras. Além disso, a impressão dos documentos será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, o que aumenta a segurança contra falsificações.

A padronização dos documentos civis será possível depois de uma parceria da Casa da Moeda do Brasil com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.

O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.
Fonte: Agência Brasil.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novo mínimo em R$ 540 em 2011

Medida provisória fixa novo mínimo em R$ 540 em 2011
Definição desse valor é positiva para economia, porque evita um aumento forte no déficit da Previdência e preserva o poder de compra do piso salarial do país, diz Mantega.

O salário mínimo no Brasil passa a ser de R$ 540, conforme a medida provisória (MP) 516 assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A publicação confirma as declarações dadas ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que informou que o presidente havia assinado a medida provisória do salário mínimo em R$ 540 para 2011.

Ontem, Mantega salientou que a definição desse valor é positiva para economia, porque evita um aumento muito forte no déficit da Previdência e, ao mesmo tempo, preserva o poder de compra do piso salarial do país que, segundo ele, teve o maior crescimento da história nos últimos oito anos. "Com um mínimo de R$ 540, não teremos pressão tão grande na Previdência, o que ajuda no equilíbrio fiscal", disse Mantega.
Fonte: Agência Estado.