terça-feira, 27 de julho de 2010

Aí Tem

Marta Medeiros

As coisas são como são. Se alguém diz que está calmo, é porque está calmo. Se alguém diz que te ama, é porque te ama. Se alguém diz que não vai poder sair à noite porque precisa estudar, está explicado. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais.

Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava frio como um iglu. Você falava, falava, e ele quieto, monossilábico. Até que você o coloca contra a parede: "O que é que está havendo?". "Nada, tô na minha, só isso." Só isso???? Aí tem.

Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava exaltado demais. Não parava de tagarelar. Um entusiasmo fora do comum. Você pergunta à queima-roupa: "Que alegria é essa?" "Ué, tô feliz, só isso". Só isso????? Aí tem.Os tais sinais. Ansiedade fora de hora, mudez estranha, olhar perdido, mudança no jeito de se vestir, olheiras e bocejos de quem dormiu pouco à noite: aí tem. Somos doutoras em traduzir gestos, silêncios e atitudes incomuns. Se ele está calado demais, é porque está pensando na melhor maneira de nos dar uma má notícia. Se está esfuziante demais, é porque andou rolando novidades que você não está sabendo. Se ele está carinhoso demais, é porque não quer que você perceba que está com a cabeça em outra. Se manda flores, é porque está querendo que a gente facilite alguma coisa pra ele. Se vai viajar com os amigos, é porque não nos ama mais. Se parou de fumar, é uma promessa que ele não contou pra você. Enfim, o cara não pode respirar diferente que aí tem.

Às vezes não tem. O cara pode estar calado porque leu um troço que mexeu com ele, ou está falando muito porque o time dele venceu. Pode estar mais carinhoso porque conversou sobre isso na terapia e pode estar mais produzido porque teve um aumento de salário. Por que tudo o que eles fazem tem que ser um recado pra gente?

É uma generalização, mas as mulheres costumam ser mais inseguras que os homens no quesito relacionamento. Qualquer mudança de rota nos deixa em estado de alerta, qualquer outra mulher que cruze o caminho dele pode ser uma concorrente, qualquer rispidez não justificada pode ser um cartão amarelo. O que ele diz importa menos do que sua conduta. Pobres homens. Se não estão babando por nós, se tiram o dia para meditar ou para assistir um jogo de vôlei na tevê sem avisar com duas semanas de antecedência, danou-se: aí tem.

sábado, 24 de julho de 2010

DESABAFO DE UM BOM MARIDO

Luís Fernando Veríssimo

Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas.
Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica.
Então ela disse: - 'Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar'.
Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica. Eu me casei com a 'Sra. Certa'. Só não sabia que o primeiro nome dela era 'Sempre'.
Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.
Ela perguntou: 'O que tem na TV?' E eu disse 'Poeira'.
No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou.
Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso.
Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim.
Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei. - 'Quando você terminar de cortar a grama,' eu disse, 'você pode também varrer a calçada.'
Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida'. 'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...

O que é ser voluntário?

Toda pessoa com mais de 14 anos, que tenha vontade de disponibilizar seu tempo, conhecimento, amor e emoção em prol de sua comunidade.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

The Curious Robot

Invenção alemã . Este robô tem memória e agilidade.

Clic aqui: The Curious Robot

GM expande fábrica de Gravataí e aumenta produção de veículos

Fábrica completa 10 anos na próxima terça
("Atualizada às 10h28min");
("Atualizada em 15/07/2010 às 10h28min");
Fábrica completa 10 anos na próxima terça

Gilberto Leal gilberto.leal@zerohora.com.br

Projeto que sacudiu o Rio Grande do Sul, devolveu a autoestima do gaúcho e transformou em realidade um antigo sonho, o complexo de Gravataí da General Motors do Brasil completa na próxima terça-feira 10 anos de produção. Inaugurado em 20 de julho de 2000 como a mais avançada unidade de referência da então maior fabricante de veículos do mundo, comemorará em meados de agosto a fabricação de 1,5 milhão de veículos.Nestes 10 anos, a planta teve a produção ampliada de 120 mil unidades por ano para 230 mil. Com as novas obras, iniciadas no mês passado, chegará a 350 mil em 2012. O complexo também mudou as características da região, impulsionou o desenvolvimento, a geração e o crescimento de novos negócios e criou milhares de empregos diretos e indiretos.

O gaúcho Celta é o Chevrolet mais vendido no país. Com a ampliação, Gravataí – que representa 40% da produção brasileira da GM –, chegará aos 60% no segundo semestre de 2012, com os dois modelos da família Onix, um hatch e um sedã compactos. A planta do Km 66 da BR-290 impressiona. São 360 hectares, dos quais, 50 destinados à preservação ambiental, e quase 1 milhão de metros quadrados na operação industrial. Os 216 mil m² da fábrica passarão para 290 mil m², mais 35%. Os atuais 240 robôs passarão para 490 na funilaria, pintura e montagem. A produção de 50 carros/hora passará para mais de 60, com flexibilidade de acompanhar a demanda do mercado.A seleção dos novos fornecedores de peças e componentes já começou. A operação comandada por São Paulo inclui a consulta e a discussão técnica para garantir a qualidade, a cotação e a negociação de preços. Além dos atuais 18 sistemistas da produção do Celta e do Prisma, para o Onix deverão chegar novas empresas.A ampliação acrescentará mais mil empregos diretos aos atuais 6 mil, dos quais, 2,2 mil são na GM, 1,5 mil, dos sistemistas e o restante, das empresas prestadoras de serviços permanentes. Uma modificação do desenho interno da fábrica em execução permitirá a continuidade da montagem normal de veículos paralela às obras de ampliação.Longa metragemA história do complexo de Gravataí tem passagens cinematográficas, que vão de reuniões no Exterior a encontros e desencontros secretos regados a picanha e chimarrão, conversas cifradas, uso de codinomes, invasões dos agricultores sem-terra e ameaça de suspensão das obras . Tudo começou na conversa em um jatinho entre Brasília e São Paulo. Evoluiu para o projeto que seria apresentado numa reunião em 14 de setembro de 1994, em um hotel de Zurique, mas suspenso quando o então ministro da Fazenda, Ciro Gomes, reduziu de 35% para 20% o Imposto de Importação para veículos. Ficou mais barato importar do que produzir, e a fábrica foi para a Argentina.A implantação da unidade de Rosário feita pela filial brasileira, presidida por Mark Hogan, foi um sucesso. Em 1995, a GM do Brasil teve o melhor desempenho da corporação. O projeto voltou, muito mais ousado. O trabalho nos Estados avançou e, quando o sinal verde chegou, no começo de outubro de 1996, os estudos estavam prontos. Faltava apenas a data para o anúncio do presidente Fernando Henrique Cardoso. No dia 22 de novembro, o governador Antônio Brito comemorou a vinda da montadora, confirmada oficialmente em 2 de dezembro de 1996.

GM anuncia investimento de R$ 2 bi em fábrica de Gravataí/RS

Unidade será a maior da América do Sul e terá a capacidade de produzir 380 mil veículos por ano Leonardo Goy, da Agência estado

O presidente da General Motors (GM) do Brasil, Jaime Ardila, anunciou nesta quarta-feira, 15, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a empresa vai investir R$ 2 bilhões na ampliação da capacidade de produção e no lançamento de uma nova família de veículos a serem produzidos na fábrica de Gravataí (RS). Ardila fez o anúncio em audiência com o presidente, acompanhado da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.
A nova linha, que será chamada de projeto Onix, prevê a produção de veículos de pequeno porte, cuja faixa de preço estará acima da praticada no Celta. Com o investimento, a fábrica de Gravataí passará a ter a maior capacidade de produção entre as unidades da GM no Brasil e no Mercosul, ultrapassando a de São Caetano do Sul (300 mil unidades ano) e São José dos Campos (320 mil). A fábrica gaúcha, que atualmente produz 230 mil unidades por ano, passará, a partir de 2012, a fabricar 380 mil veículos por ano, já com os dois primeiros modelos do projeto Onix, um aumento de 65% na sua capacidade de produção.
O executivo afirmou que, do total dos investimentos, cerca de 50% deverão ser bancados com recursos do caixa da GM no Brasil e a outra metade por bancos estatais. "Já temos, pelo menos, dois bancos interessados em financiar esses 50%: o Banrisul e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul)", disse Ardila.
A previsão da GM é de que os investimentos gerem mil novos empregos diretos e sete mil indiretos. "Os dois primeiros novos modelos da nova linha serão destinados ao mercado interno, às exportações no âmbito do Mercosul e também há perspectiva de venda para outros mercados, como o da África do Sul", disse Ardila, afirmando que, na reunião, Lula ressaltou a importância do mercado africano para a venda de produtos brasileiros.
O presidente da GM acredita que o mercado doméstico brasileiro deverá crescer a um ritmo de 5% ao ano nos próximos anos. Ele também afirmou que, com os investimentos, a unidade brasileira da GM não deverá fazer novas remessas para a matriz num futuro próximo. Ele lembrou que o processo de reestruturação da companhia nos Estados Unidos já foi completado, mas ressaltou que a filial brasileira "não foi impactada por essa reestruturação".
A ampliação da capacidade em Gravataí terá incentivos fiscais semelhantes aos que já existem hoje para a fábrica gaúcha, com uma diferença. Segundo explicou o vice-presidente da GM no Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, atualmente 100% da produção de Gravataí tem a prerrogativa de prorrogar em 10 anos o pagamento do ICMS. Para a ampliação, a prorrogação valerá para 75% das vendas, ou seja, para 25% do que for vendido da nova linha, o recolhimento será imediato.
Segundo Ardila, o presidente Lula ficou muito feliz com o anúncio dos novos investimentos que, na opinião do executivo, são "uma forma de reconhecer o trabalho do governo para ajudar a indústria".
Expectativa
Ardila revelou também a empresa espera vender, no mercado brasileiro, 600 mil veículos neste ano, o que será um aumento de 3,45% em relação ao que foi vendido em 2008. "No ano passado vendemos 580 mil, por isso imagino que neste ano deve ser um pouco mais", analisou, estimando que possam ser vendidas 600 mil unidades.
Para o executivo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos e a melhora do crédito foram fundamentais para garantir essa previsão de crescimento. "Os bancos estatais tiveram um papel fundamental para garantir o financiamento quando os bancos privados reduziram a oferta e, depois, tivemos a volta das instituições privadas", disse.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Empreendedorismos

Diferença entre galinha caipira e de granja.
Agricultores do Rio Grande do Sul iniciam plantio do arroz.
Dicas para expor em feiras.

Bento Gonçalves sai na frente e se credencia como a primeira cidade gaúcha a receber público GLS.

MUNDO DO TRABALHO

Vamos dividir a nossa equipe em sete grupos. Cada grupo deverá ser responsável por um dos temas abaixo relacionados.

Grupo 1: DIREITOS TRABALHISTAS E DIREITOS HUMANOS.

Grupo 2: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.

Grupo 3: TRABALHO VOLUNTÁRIO E ECONOMIA SOLIDÁRIA.

Grupo 4: GESTÃO AMBIENTAL E 4R'S DO SENAC.

Grupo 5: SAÚDE PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA.

Grupo 6: HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E RISCOS PARA A SAÚDE (DST'S, AID'S, USOS DE DROGAS .....)

Grupo 7: PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

domingo, 11 de julho de 2010

Conceitos de abstração:

Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais.

No dicionário Aurélio.

Abstração e obtermos várias informações e transformarmos estes dados em uma nova forma de pensar. Quanto melhor for, nossa capacidade de conhecermos novos conceitos e transformarmos em qualidade de vida melhor será nosso dia.

Agregando conhecimento em todos os nosso saberes, melhor estaremos em nossos ambinetes de circulação (pessoais, profissional,...)