quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Processo de seleção - O que os recrutadores procuram

Recrutadores enumeram características comportamentais dos candidatos mais valorizadas atualmente pelas empresas em processos de seleção. Há qualidades que sempre serão essenciais para profissionais de qualquer área de atuação, como responsabilidade, comprometimento, pontualidade e organização. Porém, o mercado, mais dinâmico e competitivo, passou a classificar como fundamentais aptidões que antes ficavam em segundo plano. Características como capacidade de trabalhar em grupo, facilidade de comunicação e empreendedorismo são mais valorizadas.
Segundo Irene Azevedo, consultora sênior da DBM Consultoria, as solicitações variam de uma empresa para outra. Em geral, diz a especialista, hoje são muito procurados funcionários com habilidade para aprendizagem contínua e autoconhecimento:– A pessoa que tem consciência das suas competências e dificuldades saberá direcionar melhor a carreira e será mais útil para a organização.

Segundo Lourdes Lovison, gerente de projetos da Advis Consultoria, passado o período em que se exigiam profissionais especializados, hoje valoriza-se a polivalência, a visão sistêmica e a humildade para aprender. Dependendo da função, uma competência terá mais peso que outra.

– Para um profissional da área comercial, o nível de pró-atividade terá de ser mais alto que o do projetista de hardware/software, mas ambos precisam ter foco em resultado no mesmo nível. O grau de concentração do projetista provavelmente deverá ser maior que o do executivo comercial, mas ambos deverão ter igual grau de criatividade – exemplifica Lourdes.

Nem sempre é possível reunir todas as habilidades desejadas . Por isso, alerta a psicóloga Roberta Lopes do Nascimento, consultora organizacional e de carreira e diretora executiva da empresa Núcleo Médico Psicológico, a autodisciplina e a vontade de aprender são fundamentais:

– Sempre se pode aperfeiçoar certas características. Mas eu sempre aconselho que se faça um processo de coaching, porque é muito difícil conseguir um resultado sozinho.
Fonte: Zero Hora.

4 comentários:

  1. Realmente, achamos que é essencial que o funcionário tenha atitude e força de vontade, pois, mesmo alguém sem uma formação específica pode ser um bom funcíonário, basta querer aprender. A base de uma empresa, na nossa visão, é o colaborador, pois ele faz a empresa funcionar, então é nescessário que se tenha bons colaboradores. Cada vez mais se exige empregados com formação, mas, por um lado isso acaba sendo de certa forma ruim, pois há muitas pessoas cheias de vontade de aprender e com pouca formação, enquanto há também muitas pessoas com uma ótima formação mas que não mostram tanto interesse. Se conseguirmos encontrar um colaborador com boa formação e interesse, então nós realmente teremos um bom parceiro.

    ResponderExcluir
  2. Os funcionários são o espelho do produto,então ter bons funcionários é a base para o crescimento da empresa. Cada vez mais aumenta a procura por funcionários com uma boa formação, mas então vamos pensar um pouco: Será que vale mais a pena empregar uma pessoa com interesse mas com pouca formação ou uma pessoa formada numa área específica mas que nem se importa em inovar, apenas faz seu trabalho? Hoje em dia é tão difícil acharm empregado com boa formação e com interesse para inovar, o que é uma pena num país com tantas oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia a qualificação profissional é cada vez mais exigida no mercado de trabalho,as empresas precisam de funcionários mais completos, mais capacitados,para que o rendimento da empresa e do funcionário cresça junto,possibilitando cargos melhores ao funcionário,as empresas tem de inovar na sua seleção,contratando pessoas que possuam melhor o perfil para o seu ramo, não adianta contratar pessoas com uma boa formação e sem vontade de aprender,do que contratar uma pessoa que não tenha tanta formação,mas com interesse em aprender,que trabalhe em grupo e que seja dedicada no ramo da empresa.

    Nome: Maria Laura Altermann Palomas
    Turma: 2677 - manhã
    obs: tinha faltas no seu componente.

    ResponderExcluir
  4. O que os recrutadores procuram é inovação. O candidato a uma vaga deve se preparar de uma modo inovador, buscar o diferencial.
    Obviamente as preparações básicas, como diz o nome, são básicas.Conhecer a empresa, se encaixar no perfil exigido pela empresa, ter os princípios básicos.O que pesa na hora da seleção é o "algo a mais".
    Ser dinâmico e atualizado é fundamental para o recrutamento.

    ResponderExcluir