domingo, 28 de novembro de 2010

Mídias sociais - Carro colaborativo já é uma realidade

No setor automotivo, o uso de mídias sociais partiu de uma iniciativa da Fiat. Veja de que modo um dos mercados mais conservadores começa a abrir oportunidades para o consumidor opinar sobre seus produtos. Confira!

Quem já imaginou que um dia a indústria automobilística, sempre muito fechada e preocupada com o sigilo, principalmente em seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, fosse convidar seus consumidores e público em geral para participar da criação de um novo veículo, opinando sobre os itens desejados?

Essa situação se tornou realidade quando a Fiat lançou o projeto do Fiat Mio, o primeiro carro feito de forma colaborativa com os consumidores e que foi lançado no salão do automóvel de São Paulo, em outubro deste ano. A ação inicia uma importante mudança sobre de que modo as montadoras interagem com seus clientes e consumidores.

Na fase inicial do projeto, os consumidores foram consultados e participaram dando opiniões sobre todas as etapas de desenvolvimento do automóvel. As ideias foram estudadas e interpretadas pela Fiat e deram origem a um importante briefing para a construção dos protótipos apresentados no site, de modo que os internautas puderam votar nos modelos que mais representavam as discussões na redes sociais.

Um ponto importante que pudemos notar ao longo deste projeto, foi a constante ativação feita no site por parte da montadora, com o objetivo de atrair e fomentar as discussões na rede, proporcionando aos consumidores a experiência de acompanhar todo o processo de produção do veículo por meio de vídeos e depoimentos divulgados no hotsite.

Além disso, por se tratar de um carro-conceito, em que novas tecnologias e materiais são testados para que, futuramente, sejam aplicadas na produção em série das unidades, as inovações vão ao encontro da pergunta inicial do processo colaborativo aplicado inicialmente pela Fiat: como deve ser o carro do futuro?

O conceito de buscar ideias e fontes externas de conhecimento é conhecido como inovação aberta (open innovation), termo criado por Henry Chesbrough que discute um novo caminho para a inovação por meio da colaboração de diversos atores da cadeia de valor. O objetivo é buscar novos conhecimentos e tecnologias. Essa iniciativa tem atraído a atenção de grande quantidade de pesquisadores e empresas.

Mas como mobilizar e envolver um número significativo de consumidores, das mais diversas localidades e regiões geográficas? A resposta encontramos nas tecnologias WEB 2.0 disponíveis, como blogs, redes sociais e twitter.

Fontes de inspiração

Em seu livro “Fenômeno Sociais nos Negócios”, Charlene Li descreve as principais áreas organizacionais que as mídias sociais estão sendo utilizadas e a forma com que as equipes de marketing encontraram para escutar seus clientes, buscando percepções e também falando com seu público. Além disso, a escritora apresenta de que modo a área de pesquisa e desenvolvimento pode incluir clientes, fornecedores e demais stakeholders no processo de inovação e criação de novos produtos e serviços.

Em relação à área de atendimento ao cliente, as mídias sociais vêm desempenhando um importante papel de suporte aos clientes, como ocorre com o fórum de suporte na comunidade da Dell, em que os próprios consumidores contribuem para o esclarecimento de dúvidas e orientações a outros consumidores.

Assim, as empresas têm recorrido às mídias sociais cada vez mais e a indústria automobilística também está seguindo esta tendência, afinal como já vimos, vários departamentos podem ser beneficiados com essas ferramentas, utilizadas em larga escala por seus consumidores.

Assim, a visão colaborativa ganha força em todas as ações da Fiat. Outro bom exemplo além do Fiat Mio é o blog criado para divulgar o levantamento e desenvolvimento do modelo Línea no Brasil.

Outras montadoras seguem a mesma linha. A General Motors também já utiliza as redes sociais para fazer uma campanha online para lançar novos modelos, tais como o Agile, que ganhou um hotsite.

Grandes empresas e companhias não podem deixar de usufruir os benefícios das mídias sociais, uma vez que as pessoas estão utilizando estas ferramentas para conectarem-se umas com as outras e falam sobre os produtos, serviços e sobre a imagem que tem sobre as marcas que adquirem.

Por isso, resta a pergunta: a sua empresa já está preparada para entrar nessa onda proporcionada pelas mídias sociais?

Fonte:HSM Online

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