segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gestão Pessoas - Aumente as chances de efetivação!

A postura é um ponto muito avaliado pelas empresas, pois na maioria das vezes profissionais jovens e inexperientes apresentam determinados comportamentos inadequados ao mundo corporativo

Todo trabalho exige comprometimento e dedicação; porém, no caso de um estágio estas características devem ser ainda mais desenvolvidas. É bem comum que as empresas efetivem profissionais que começaram como estagiários, mas para que isso aconteça é necessário que o colaborador atenda as necessidades da organização e apresente um trabalho positivo durante o período em que estagiar.

Não há como definir o que será avaliado pelo gestor, mas cada um, dentro de sua área e função, deve esforçar-se ao máximo, demonstrando interesse pelos assuntos da empresa e por assumir outras tarefas.

Proatividade é um fator positivo, e o profissional que conseguir credibilidade com o seu gestor, provavelmente conseguirá também conquistar o emprego efetivo.

A postura é um ponto muito avaliado pelas empresas, pois na maioria das vezes profissionais jovens e inexperientes apresentam determinados comportamentos inadequados ao mundo corporativo.

Segundo Lilica Mazer, diretora de publicidade da Robb Report Brasil, esse fator é responsável por 80% das demissões dos estagiários. “A entrada no mercado de trabalho exige que o jovem mude alguns hábitos e assuma uma nova postura”, explica. “Ele deve mostrar mais iniciativa para conquistar espaço, e até mesmo o vestuário passa ser diferente, dependendo da empresa em que irá estagiar”.

Inexperiência profissional nem sempre é fator decisivo, visto que a falta de vivência em empresas anteriores, perfil muito comum em estudantes, recém formados e estagiários pode ser muitas vezes compensada pelo conhecimento teórico e bagagem pessoal que traz o novo contratado. Saber demonstrar seus pontos fortes e o quanto está interessado em moldar-se à organização e aos seus gestores mais diretos, isso sim será fundamental para conquistar sua efetivação.

Para Marcelle Pires, consultora de RH da incorporadora e construtora Pinheiro Pereira, o estagiário é constantemente avaliado, por isso deve aproveitar a oportunidade para tentar se destacar. “Ele deve se preocupar com sua conduta e mostrar vontade de aprender, pois todos os olhos estão voltados para ele, o tempo todo”, explica. “As empresas sabem que este profissional está aprendendo, e é isso que agrada, pois o estagiário não traz vícios e pode ser estruturado conforme as necessidades da organização“.

Existem alguns fatores que são aceitáveis e até compreendidos pelo gestor devido à falta de experiência do estagiário, no entanto, assim como em empregos temporários, qualquer falha pode ser decisiva no processo de efetivação. Desta forma, é importante que o profissional tenha total atenção nas tarefas que realiza, além de sempre estar disposto a fazer além do que lhe é atribuído.

De acordo com Lilica, existem algumas falhas comuns a estes profissionais, como alguma falta de objetividade, disponibilidade e criatividade. “Posso também citar alguns exemplos de atitudes inadequadas, como chegar atrasado, não respeitar a hierarquia da organização, ser inflexível, abusar do uso da internet, manter conversas paralelas durante o expediente, realizar brincadeiras em momentos inoportunos e não saber trabalhar em equipe ou não respeitar os colegas de trabalho“, define. E o que muda após a efetivação? Não são apenas os benefícios e a remuneração que mudam quando o profissional é efetivado, as obrigações e as cobranças também.

Apesar da maioria dos estagiários almejar a efetivação, é importante avaliar se estarão preparados para assumir mais tarefas, atendendo as expectativas e necessidades da organização. “A partir do momento em que se formam e são efetivados, os profissionais passam a responder tecnicamente pelos processos sob sua responsabilidade, portanto adquirem funções específicas, recebem tarefas mais complexas e passam a atuar com autonomia e independência, sendo que a empresa não tolera falta de comprometimento com horários e faltas”, define Raquel Gonzalez, gestão de pessoas do Grupo BIOFAST.

Para Lilica, o estagiário possui algumas regalias na questão de cometer erros e de não investir muito na carreira, pois está cursando a graduação. No entanto, quando se torna efetivo, deve ter determinadas preocupações para que esteja qualificado a competir no mercado de trabalho. “A transição entre um período de aprendizagem e aquele em que será cobrado como profissional é importante e demanda, além de maturidade, muito tato para não cometer erros, tanto de postura como na realização das tarefas. Os iniciantes são vistos como possíveis talentos; mas quando são efetivados, devem tomar cuidado para não se tornarem estrelas inacessíveis”, conclui.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 399ª Edição

20 comentários:

  1. No meu ponto de vista, os estagiarios tem que mostrar capacidade e força de vontade para conquistar seus objetivos, e sempre almejando o que supostamente consiguirá atingir e praticar com qualificação. Para muitas empresas os estagiarios são a fonte para o futuro, pois as chances de um estagiario,se for competente e determinado se tornar após um tempo um gerente, não supreenderia ninguém, pois fizerá por merecer.

    Nome: Maria Laura Altermann
    turma: 2677
    grupo: 2

    ResponderExcluir
  2. Bom, esta postagem "Gestão Pessoas - Aumente as chances de efetivação" é muito interessante pois assim o estagiáio ele pode ser melhor no mercado de trabalho , e/ou o chefe pode ter uma boa visão do estagiário. Sendo assim depois ele/ela terá boas recomendações, para outra empresa onda vá trabalhar, e assim o estagiário aprenderá a ter uma boa postura nas realizações de tarefas, entre outras. Todos os iniciantes são vistos como grandes talentos, só deve tomar cuidado se forem efetivodos, e ter a mesma postura de antes.

    Nome: Andrielly Silva Rodrigues
    Turma: 2677
    Grupo: 06

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que nos estagios as pessoas tem que se comprometer ao maximo,mostrando o que sabe e com muita dedicação.
    Tem que ser uma pessoa muito determinada e ter postura como diz o texto acima,tentar mostrar interesse e vontade de estar ali,e nunca mostrar falta de interresse.

    Betina Vom Endt T:2677 Senac RS 09/11/10

    ResponderExcluir
  4. Eu Acho que isso uma coisa muito importante na vida de cada um, um estagiario muitas vezes nao sabe o que fazer e acaba fazendo algo que nao é pra fazer ou algo que nao foi pedido por que isso depende muito do estagiario pois tem muitos que se interessam pelo o que fazem e acabam surpreendendo o seu chefe e isso é bom na vida deles até mesmo na efetivação da Empresa.

    Fernanda Borges Ramos T: 2677 SENAC RS 09/11/10

    ResponderExcluir
  5. Muitos jovens apreveitam o fato de serem estagiários,com toda sua "REGALIA" oferecida,para ter uma disculpa pelo seu erro.Claro,é normal você errar algumas vezes,afinal,estamos no mundo para aprender,mas errar constantemente,chagar atrasado,não respeitar o ambiente num todo são pontos negativos que acaba afetando de algum jeito outros jovens que se esforçam para conseguir uma oportunidade.
    Enfim,nós jovens temos que saber aproveitar uma oportunidade boa quando ela aparece,e não ficar apenas se lamentando que não estão na cama dormindo ou que não podem ir naquela festa que vai estar "bombando".

    Franciele da Silva Fonseca,Turma:2677-Senac

    ResponderExcluir
  6. O jovem que quer ser efetivado por uma organização,deve manter uma boa postura perante a mesma. As empresas procuram jovens que se destaquem,no mercado de trabalho,jovens que estejam dispostos a se comprometer com as obrigações e tarefas propostas,alguem que atenda as expectativas que toda boa organização procura em um funcionário, saõ inumeros os requisitos necessários para uma boa efetivação. Ser alguem capacitado requer muito esforço e compromisso,por isso em tudo que nos é porposto devemos nos destacar e mostrar que temos o perfil da empresa, para assim dar inicio a uma boa carreira profissional.

    Filipe Moraes t:2677

    ResponderExcluir
  7. Para mim a efetivação é muito importante a credibilidade dada pelas empresas para estagiários, estudantes e jovens sem experiências profissionais é necessária para uma responsabilidade maior que os jovens terão ao serem efetivados. E a oportunidade do primeiro emprego dada pelas empresas ajuda a criar um ótimo profissional e a própria empresa cresce junto com o jovem.


    Bruna Nunes, T: 2677, Grupo3, 09/11/2010.

    ResponderExcluir
  8. acho esse asunto muitointeressante pois ajuda muito nosque estamos começando agora nossa vida profissional e auxilia bastante em nossas dificuldades ao longo da caminha como estagiario.hoje cada vez mais criam oportunidades para os jovens entrar no mundo do trabalho e isso ajuda muito os jovems a saber ter apostura certa na hora que chegar na empresa

    lesssandra souza turma:2677 grupo:06

    ResponderExcluir
  9. O texto sobre o aumento das chances de efetiação nos mostra a diferença entre um estagiário, sem nenhuma noção de experiências anteriores, e após sua efetivação dentro da empresa, sendo assim, nesse segundo momento, vindo a ser exigido dele mais responsabilidades e capacitação profissional para crescer junto à empresa, como para suas experiências tanto pessoal como profissional.

    Nome: Kethleen Kinast
    Turma: 2677
    Grupo: 4 Data:09/11/2010

    ResponderExcluir
  10. Para ser um bom profissional devemos manter certas posturas que são exigidas pela empresa. Os jovens estagiarios estão sujeitos a erros e falhas, porem temos que ter em mente que as organizações procuram jovens capacitados e que se encaixe no perfil da empresa. Então para uma bom inicio de carreira profissional devemos ter compromisso seriedade e executar bem todas tarefas propostas.

    Jonathas Fanfa t:2677

    ResponderExcluir
  11. o mundo do trabalho é composto por vários ramos.o principal objetvo de uma empresa é encontar um a pessoa comportada e bem experiente para o cargo desejado.Para um estagiário é muito importatante ter um diálogo bom e muita eduacação, ter bons cursos principamente profissionalizantes e ter um bom uma bom recomendação.

    Andrew patrick turma 2677 empresa park net estacionamentos

    ResponderExcluir
  12. hoje em dia muitos dos jovens que estão entrando para o mercado de trabalho não estão sabendo aproveitar as oportunidades.um aprendiz hoje é medido pela objetividade,disponibilidade,criatividade e postura,mas um estágiario não pode apenas se basear em não querer nada por estar ali para aprender;mais precisa se esforçar para demonstrar que sabe e pode muito mais
    nome:Queren Taiana
    grupo:6
    turma:2677

    ResponderExcluir
  13. Gestão Pessoas - Aumente as chances de efetivação!
    Para alcançar-mos os nosso objetivios no mercado de trabalho devemos ter creadibilidade,responsabilidade e o mais importante postura porque é o ponto mais avaliado pela empresa,pois é ela que indica como vai ser seu comportamento dentro da empresa.
    O estagio é uma boa forma de começar no mercado de trabalho,pois voce adquire mais experiencia para nu futuro ser efetivado numa empresa e ter uma boa visão pelo seu chefe.
    nome:Danieli Duarte Gomes
    empresa: zero hora
    turma: 2677

    ResponderExcluir
  14. Eu acho muito importante a efetivação de um estagiário na empresa, porque a empresa mostra ao estagiário que o esforço dele foi reconhecido.Mas a partir da efetivação, vem a responsabilidade.
    Nisso o funcionário tem que mostrar sua competência, e também que a empresa não errou em efetivar ele.
    Empresas procuram funcionários com atitude e respeito,e o jovens que não apresentam esses requisitos tem que se autoavaliar e mudar sua postura.


    Pâmela Flores, Turma:2677,Grupo:4, 09/11/2010

    ResponderExcluir
  15. Bom hoje em dia os jovens acham que o mercado de trabalho é uma coisa facil sem mistério algum,porém,outros acham um bicho de sete cabeças.Mais não é nada disso pois quando se quer alguma coisa,precisa se esforçar bastante,e é assim também no mercado de trabalho.Alguns acham que o estágio é igual colégio mais não,os jovens devem ter responsabilidade,postura,pontualidade,comprometimento e atitude desde o estágio.Para que assim quando chegarem à uma empresa não sejam pegos de surpresa.

    Nome: Bruno Medeiros
    Turma:2677
    Grupo: 06

    ResponderExcluir
  16. Os que iniciam no mercado de trabalho,no caso os estagiarios na maioria das vezes pensam só na remuneração que vão ganhar,não pensam em contribuir com a empresa que vão tarbalhar e tirar o melhor dessa experiência.Devem ter a consciência que estão ocupando a vaga que muitos queriam,então devem fazer o melhor que puderem para o crescimento da empresa e de seu próprio crescimento profissional.

    Juliane de Oliveira Grupo 5 Componente: Serviço de Escritório Senac Passo D'Areia-RS Professor Humberto

    ResponderExcluir
  17. Tem muitos jovens que entrão no mercado de trabalho com uma boa oportunidade e acabam não sabendo aproveitar e não passam no contrato. Com isso há jovens que querem essa oportunidade e acabam não conseguindo, pois há jovens que ja passaram pela empresa e mostraram uma má empressão.

    Litielle Carvalho Grupo 5 Componente: Serviço de Escritório Senac Passo D'Areia-RS Professor Humberto

    ResponderExcluir
  18. A efetivação de um estágiario depende muito dele afinal é ele quem vai fazer as coisas no tempo certo, vai ter postura, vai demonstrar interesse, vai chegar no horario certo, não vai faltar, enfim... E claro que pro estagiario há regalias por que afinal ele está aprendendo. E o negocio não é agradar o chefe e sim atingir os seus objetivos, que no caso seria a efetivação.

    Bruna Ferrari Grupo 5 Componente: Serviço de Escritório Senac Passo D'Areia-RS Professor Humberto

    ResponderExcluir
  19. No meu ponto de vista, os estagíarios tem que se mostrar capacitados, com os seus objetivos , e com força de vontade. porque hoje em dia , nao são todas as empresas que dão essa oportunidades que alguns jovens tem, intão determinado se tornar após um tempo um gerente, não supreenderia ninguém, pois fizerá por merecer.

    Bruna Caroline Amaro. Grupo 5 Componente: Serviço de Escritório Senac Passo D'Areia-RS Professor Humberto

    ResponderExcluir
  20. Hoje me dia as empresas avaliam muito a postura dos jovens contratados, muitos jovens sem inexperiência aprendem alguns comportamentos que são inadequados para aquela empresa, alguns jovens aproveitam as ‘’regalias’’, para ter uma desculpa pelo seu erro cometido. O período de aprendizagem do jovem e aquele em que será cobrado como profissional é importante e demanda, além de maturidade, postura e muita atenção na realização das tarefas, responsabilidade, comprometimento, dedicação, com tudo isso o jovem pode ser efetivado, crescendo profissionalmente e podem ajudar sua empresa a crescer também no mercado, mas também é importante avaliar se o jovem esta preparados para assumir mais tarefas, atendendo as expectativas e necessidades da empresa.

    Nos jovem temos que aproveitar sempre que tivermos oportunidades, pois, mesmo assim se não for o que querermos sempre fica como experiência para vida inteira. Ser alguém capacitado requer muito esforço e compromisso, por isso em tudo que nos é proposto devemos nos destacar e mostrar que temos o perfil da empresa, para assim dar início a uma boa carreira profissional, nos jovens somos o futuro das empresas, e melhor ainda se começarmos desde estagiários, eles podem nos ‘’modelar’’ da forma que eles necessitam para aquela vaga fornecida e assim sermos efetivados e podendo chegar a gerencia ou mais além, pois podemos crescer muito dentro da mesma.
    Adm. 2666
    Hellen Evaldt

    ResponderExcluir