sábado, 6 de novembro de 2010

Gestão de Pessoas - Adicional noturno

Quando se bate o ponto de madrugada

Economia aquecida é responsável pelo aumento da oferta de vagas no período da noite, que já enfrenta falta de mão de obra disponível

Enquanto todo mundo se prepara pra dormir, eles chegam ao trabalho. Essa é a realidade dos chamados trabalhadores do terceiro turno, profissionais requisitados pela economia aquecida do País - que demanda produção non-stop da indústria, serviços e área de tecnologia. Mas o que parece ser uma opção um tanto quanto inusitada pode acabar se revelando uma boa oportunidade para adquirir experiência e crescer na carreira.

Oferta não falta. De acordo com a diretora de projetos da Deep - Desenvolvimento de Pessoas, Juliana Almeida Dutra, está cada vez mais difícil encontrar profissionais para trabalhar à noite. A empresa é especializada em treinamento.

"Vagas noturnas não são tão fáceis de preencher, por conta da disponibilidade dos profissionais para trabalhar neste horário", diz. Ainda segundo Juliana, as vagas para trabalhos no terceiro turno estão principalmente nas áreas de operação - como indústrias e serviços - e de tecnologia da informação (TI).

Fábio Munhoz é gerente de produção e rede de uma empresa que desenvolve aplicações em tecnologia. "Estamos em operação 365 dias por ano, 24 horas por dia", conta. Munhoz chefia uma equipe de nove analistas de suporte, dois deles trabalhando das 22h às 7h.

Confiança. "Não é fácil encontrar profissionais para essas vagas. E, normalmente, elas acabam sendo ocupadas por pessoas mais experientes. É que o contingente de funcionários é menor durante a noite, o cara tem de ter confiança para tomar decisões sozinho", conta.

A responsabilidade é grande. Ainda sim, as duas vagas noturnas no departamento de Munhoz são ocupadas por profissionais entre 28 e 32 anos. "Na área de TI, a idade média fica em torno de 25 anos."

Um dos ‘trabalhadores da madrugada’ dessa equipe é Ricardo Nishioka. Sua função consiste, basicamente, na manutenção de equipamentos e sistemas, que exigem suspensão da rede por um tempo mais longo - processo inviável de ser realizado em horário comercial, com ‘os trabalhadores do dia’ em ação. "Estou há sete anos na empresa, e, há cinco, fichado neste horário", conta.

O analista explica que, à época de sua contratação, não procurava emprego à noite, e um dos atrativos para aceitar o cargo foi o adicional noturno (que corresponde, em média, a cerca de 30% a 35% do valor total do salário). Por enquanto, Nishioka não tem planos de mudar: "Vou seguir nesse horário".

Para ele, o salário é a maior vantagem do trabalho nesse turno. Mas há outras. "Gasto menos tempo no trânsito e não me estresso tanto como meus colegas", conta.

O estresse gerado pelo próprio ambiente de trabalho diurno também foi decisivo para a decisão do analista. "O telefone, que eu simplesmente odeio, toca bem menos de madrugada."

O silêncio e a tranquilidade do escritório no período da noite também podem, no entanto, ser fatores negativos. "As pessoas que trabalham nesse horário tendem a ficar mais acomodadas", alerta Munhoz. "Por ficarem muito sozinhos, se afastam do dia a dia da empresa e o perigo é acabarem se isolando em seu trabalho", afirma.

Visibilidade. Para Nishioka, o fator isolamento não parece ser um problema. "A exposição pode, em alguns casos, ser realmente menor. Isso acaba influenciando alguns profissionais. Mas acredito ter uma boa visibilidade na empresa, principalmente por conta das responsabilidades que me são dirigidas", acredita.

O analista cita a saúde como a mais afetada no trabalho noturno. "Desde que comecei a trabalhar no terceiro turno, engordei um pouco e percebi que meu corpo mudou. Não tenho problemas para dormir durante o dia, mas dizem que o sono não tem a mesma qualidade. Já acho que esta teoria pode estar certa", desabafa.

De acordo com Juliana, da Deep, a privação do sono pode afetar a qualidade de vida do trabalhador. "Essa prática compromete o bem-estar físico e mental, levando a alguns males, como insônia, diminuição da capacidade de concentração e apetite, irritabilidade, sonolência e cansaço, por exemplo."

Para Juliana, o problema pode se estender até os familiares de quem trabalha de madrugada. "Como essa pessoa precisa dormir uma parte do dia, acaba afetando a presença em casa." Ricardo é solteiro e diz que sua mãe já se acostumou com sua rotina diferente.

Agência Estado.

20 comentários:

  1. O trabalho noturno pode sim ter seus pontos negativos e positivos,como por exemplo sabemos que o salario pode ser muito mais vantajoso,porém prejudica a saúde mental e fisica,e principalmente e boa convivencia com a familia,exatamente por não estar sempre presente. Mas quando a pessoa faz o que gosta,o trabalho acaba se tornando mais facil e mais produtivo.

    Mariana Schardosim
    2666 adm.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho noturno tem suas vantagens e desvantagens, a desvantagem é que sua saúde é prejudicada e sua convivencia em casa acaba por ser menor pois por ter que durmi a tarde para produzir a noite. E sua vantagem é que seu salário é bem melhor do que quem trabalha no periodo da manhã e tarde, isso acaba contando muito.

    Bruna Lise
    2666 adm.

    ResponderExcluir
  3. Este texto fala um pouco sobre o trabalho noturno, que pode ser bom, porém pode causar alguns problemas na saúde do trabalhador.
    Entretando, muitos trabalhadores, acham o terceiro turno uma boa, pois o salario é cerca de 30% a 35% maior que o normal.
    Fábio Munhoz diz que o trabalhador além de querer ganhar mais, tem que ser auto confiante, pois seus colegas de trabalho são menores no turno da noite, e assim ele terá que tomar decisões sozinho. E isto pode não trazer problemas apenas ao trabalhador, e sim a famailia, Ricardo Nishioka, solteiro, disse que sua mãe ja se acostumou com a rotina dele e pretende permanecer no cargo.

    Turma: 2666
    Diego Cravo Soares

    ResponderExcluir
  4. Apesar de o trabalho noturno trazer muitas vantagens financeiramente e, de certa forma, mentalmente, acaba trazendo problemas de saúde ligados a outras coisas, pois o sono fora do horário que estamos acostumados desde que nascemos, traz consequências que influenciaram no nosso desempenho no trabalho e na vida pessoal, deixando de ser uma vantagem, além de nos afastar da sociedade.

    Nome: Camillah T. Sartori
    T: 2666 adm.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho noturno é uma boa oportunidade de adquiri muitas experiencias,mas tambem seria uma profissão um poco de risco, alem dos trabalhadores ficarem mais longes de suas familias.
    Tambem as vagas noturnas não são muito faceis de preencher por que presisa de horario disponivel.


    Amanda Oliveira
    2666

    ResponderExcluir
  6. Bom,para trabalhar de noite, a unica vantagem que eu vifoi osalario, cerca de 30% a 35% a mais no seu salario.
    Porque o resto eu acho muito ruin, tem que dormir de dia, o sono de dia é diferente do da noite,muda toda a sua rotina de alimentação.
    Trabalhar de dia, você trabalha o dia inteiro e quando chegar de tarde/noite,pode sair,ir ao bar, ir no shopping, se divertir e nos finais desemana ir para festas e etc.

    Alessandro

    ResponderExcluir
  7. O trabalho noturno é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que buscam sua satisfação, tanto profissional quanto salarial. Que procuram novas formas de demontrar suas qualidades e experiências na área que atuam. O trabalho noturno tem seu lado bom e ruim, já convivi com pessoas que trabalham a noite e que me relataram que ao mesmo tempo que é gratificante, também pode ser um pouco desgastante, mas isso, depende da condição física e mental de cada um que estiver disposto isso.

    Kelen Souza
    Turma 2666

    ResponderExcluir
  8. O trabalho noturno para algumas pessoas,é muito vantajoso por que os horarios se encaixam,o salario é bem mais em conta,porém tem suas desvantagens,por exemplo,a sua saúde mental e fisica fica diferente pois o corpo se adepta a dormir a tarde,e impede um pouco o bom relacionamento familiar,pelo pouco tempo que lhe resta. Porém é uma grande oportunidade para aqueles só resta o turno da noite.

    Jéssika Bandeira
    2666 adm.

    ResponderExcluir
  9. O Trabalho noturno tem muitas vantagens como desvantagens porque a pessoa que trabalha á noite muitas vezes se prejudicam pela a forma que estão lidando com sua saúde, porque é fundamental que todos tenham bom condicionamento físico e mental para exercer qualquer atividade ligada às empresas que trabalham á noite.E as pesoas que trabalham á noite tem mais vantagens pelo seu salário ser um pouco melhor do que trabalhar pela manhã ou tarde.

    Emelli S. Cardias 2666

    8 de novembro de 2010 03:10

    ResponderExcluir
  10. O texto fala sobre as vantagens e desvantagens do trabalho noturno.E como há mais vagas disponiveis mas pouca gente se candidata por causa do horario e uma serie de problemas que podemos ter ao aceitar o trabalho.Umas das vantagens do trabalho noturno é que o salario é cerca de 30% a 35% maior que o normal e que normalmente há vagas para as operações das industrias.

    Turma:2666
    Nome:Rafaela Azevedo

    ResponderExcluir
  11. Bom, trabalhar no terceiro turno, não é muito fácil, pois como há menos trabalhadores, você se torna mais responsável, tem que tomar algumas decisões sozinhas e também mais alguns problemas de saúde que podem afeta-lo, uns dos maiores problemas e o sono, pois ja não tem a mesma qualidade durante o dia, e isso pode trazer consequencias que influenciam no nosso desenvolvimento não so no trabalho como na nossa vida pessoal. Mas também o trabalho noturno tem suas vantagens, o salaraio é cerca de 30% a 35% maior que o normal, muito mais calmo, pois enquanto todo mundo se prepara pra dormir, eles chegam ao trabalho.

    Turma: 2666 Adm.
    Hellen Evaldt

    ResponderExcluir
  12. bom o trabalho noturno é bom porque o salário é de 30% a 35% maior que o normal porém a saúde do trabalhador é a mais afeta além de ser muito desgastante isso vem de cada pessoa mais eu acho que é só uma questão de tempo para a pessoa que trabalha no terceiro turno se acostumar eu acho que o trabalhador acaba se afastando muito da sociedade isso deve gerar muitos problemas.

    Lucas Correa Muller
    turma:2666

    ResponderExcluir
  13. Trabalhar a noite tem suas vantagens e desvantagens, além de salário ser maior, não precisamos se preocupar com as ''picuinhas'' do ambiente do trabalho, o agito é menor o que não atrapalha quem não gosto de barrulho.
    Mas também tem os lados negativos como a saúde que fica prejudicada, por causa do sono que.
    O sono do dia não tem a mesma qualidade do sono da noite e a comodidade pode levar a obesidade e a isolação com o mundo.

    Mariana Henriques Martins
    Turma: 2666

    ResponderExcluir
  14. A responsabilidade para quem se disponibiliza a trabalhar durante a noite é grande, carecendo de uma capacidade maior da parte dos empregados de saber tomar decisões para a empresa, levando em conta que distúrbios alimentares e do sono são comumente observados nas pessoas inseridas no ramo, tornando o trabalho à noite uma desvantagem para a saúde mental e física. Por outro lado, há proveitos a reparar na escolha desse turno, o aumento do salário é notável para quem necessita de uma renda maior de sustento e as possibilidades de emprego são maiores, além de ajudar a crescer em experiência no cargo adquirido.

    Luna Rocha
    Turma 2666

    ResponderExcluir
  15. Nos temos varias vagas de trabalho noturno ,mas porém,não temos muitos trabalhadores.Temos vantagens e desvantegens neste turno, porque? O salario é bom mas porém pode prejudicar sua saúde por que não dorme bem,não se estressa no transito.
    nome;Rian fulginiti dos santos
    turma;2666

    ResponderExcluir
  16. O trabalho noturno é relevante em alguns pontos e em outros certamente bem prejudiciais, como impõe o texto acima. Prejudica a saúde por causar sonolências entre outros problemas, o salário depende muito da área em que vai atuar, por exemplo, um segurança não ganha muito bem,já um que irá atuar na tecnologia é mais privilegiado e até poderia ser relevante por um tempo até a pessoas se cansar. Eu, particularmente, não trabalharia a menos que necessitasse muito do dinheiro.

    Nome: Sabrina Sattis
    T: 2666 adm

    ResponderExcluir
  17. Bom, o trabalho nortuno por sua vez tem seus pontos negativos e positivos, sendo assim vantajoso por ser uma oportunidade onde o salário se encaixa perfeitamente, mais sim tendo seus pontos onde afetam não só fisicamente mais sim mentalmente , seu salário vem bem mais em conta mais sua convivência com a família pode ser raro,e prejudicando cada vez o estado físico do trabalhador . Como o Fábio Munhoz diz , por mais que seja noturno seu trabalho , tenha desvantagens , por sua vez tem vantagem também ,seu trabalho pode ser mais reconhecido , pela quantidade mínima de trabalhadores a noite e tenho um reconhecimento onde tenha que enfim que tomar certas decisões sozinhos, mantendo sua auto confiança e encarando diariamente esta rotina. Em um caso citado no blog mãe de Ricardo Nishioka tem sua versão , diz que já se acostumou ao horário de filho com o trabalho noturno, mas Juliana acha um absurdo pois afeta seu rendimento familiar .Mas acredito que pessoas que escolham este turno já sabem das vantagens e desvantagens que isto traz , tendo em conta mais reconhecimento e botando seu estado físico cada vez mais em risco .

    Nome: Bruna Couto Coelho
    Turma : 2666

    ResponderExcluir
  18. bom e muito preocupante hoje em dia isso porque geralmente as pessoas so querem ganhar mais e nao pensam nos maleficios que isso ira trazer para sua saude, ou ate mesmo para sua familia e acabam trabalhando mais e mais somente por dinheiro nada mais que isso... nome:
    evelyn matias silveira

    ResponderExcluir
  19. O trabalho noturno tem seus pontos positivos e negativos, o salário aumenta não precisa se preucupar com o transito na ida do trabalho. O empregado fica com muito sono, pois seu corpo não ta acostumado ao horário do trabalho, com isso os problemas de saúde como imunidade baixa e etc..., È muito dificil de preencher estas vagas noturnas, porque tem muitas pessoas que gostam de estar a noite com a familia.

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que o trabalho noturno seja algo muito cansativo, e por isso pouco aceitável para os trabalhadores do Brasil é um trabalho que eu particularmente não optaria como emprego, pois ficar uma noite inteira acordada e precisar permanecer acordada pela manhã é muito difícil.
    Porém não deixa de ser um trabalho digno e respeitável, com um bom salário que varia de cada empresa.

    Pamela Goulart de Souza
    T: 2666-Adm

    ResponderExcluir